´Escola' do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré em expansão na Casa da Música.

2018-07-06 16:18

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Folclore na Gafanha da Nazaré este fim-de-semana com a realização do XXXV Festival Nacional de Folclore da Gafanha da Nazaré que está marcado para este sábado, no Jardim 31 de Agosto.

Participam como convidados o Rancho Folclórico de Coimbra, o Rancho Folclórico da Associação Cultural e Desportiva de Mindelo, de Vila do Conde, o Rancho Folclórico de Silvares, de Guimarães e o Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Lanheses, de Viana do Castelo.

O programa do Festival arranca às 17h00 com a receção aos Ranchos e Grupos participantes, seguindo-se uma visita à Casa Gafanhoa (Museu Municipal) para a cerimónia de entrega de lembranças.

O jantar convívio decorre a partir das 18h30 na EB 2,3 da Gafanha da Nazaré e o desfile inicia-se às 21h00 seguindo-se, às 21h30, a abertura oficial do evento.

“O Grupo Etnográfico continua com o seu propósito de recolher, preservar e divulgar as tradições da nossa terra e apostado em semear na juventude o gosto pela etnografia. Numa sociedade cada vez mais globalizada, é necessário defender aquilo que é verdadeiramente nosso e nos distingue dos outros povos que nos rodeiam. Um povo que não preserva o seu passado é um povo sem futuro”, refere o Grupo no lançamento do evento. (com áudio)

Alfredo Ferreira da Silva revela que a integração do Grupo na Casa da Música "está a fazer a diferença" com o aumento do número de jovens na dança e na música. (com áudio)

A aprendizagem de instrumentos tradicionais "passou a ser uma oferta muito procurada por quem quer aprender mais sobre os valores culturais locais", referiu Alfredo Ferreira da Silva, Presidente da instituição. (com áudio)