Ensaio aberto de criação da edição deste ano do LEME decorre na Fábrica das Ideias.

2022-11-10 14:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Teatro e circo contemporâneo em destaque em fim-de-semana de espetáculos em Ílhavo.

Este sábado, o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, acolhe o espetáculo “O Anel do Unicórnio - Uma ópera em miniatura”, do Teatro do Eléctrico, destinado às famílias, e celebra, mais uma vez, a Noite Europeia do Circo, com o ensaio aberto do espetáculo “Trace”, a criação da edição deste ano do LEME, festival de circo contemporâneo, que decorre de 30 de novembro a 4 de dezembro, em vários espaços do Município de Ílhavo.

“Trace” é uma criação do coletivo de parkour Team Braga.

A menos de três semanas do LEME, festival de circo contemporâneo, o 23 Milhas volta a aderir às celebrações da Noite Europeia do Circo, em parceria com a Bússola e em simultâneo com várias cidades europeias.

Este ano, a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolhe o ensaio aberto da criação do LEME deste ano, com o coletivo de parkour Team Braga, que avança com parte do que será o espetáculo "Trace".

“Trace” explora coreograficamente as técnicas do parkour, fazendo com que os tradicionais do parkour assumam uma estética contemporânea, integrada numa dramaturgia coletiva.

Este é um projeto que cruza as texturas, os ruídos e as emoções com uma narrativa que parte do entendimento sobre o corpo, em sintonia com o tema do LEME deste ano: “Corpos Diversos”.

A Team Braga assume a criação do LEME em 2022, desafiando a forma como vemos o parkour e a sua linguagem.

Tem estreia marcada para o dia 1 de dezembro e repete nos dias 3 e 4, na Escola Básica da Gafanha da Encarnação.

Este momento será captado pela RTP e poderá ser visto mais tarde na RTP Palco.

A Noite Europeia do Circo é uma iniciativa da rede francesa Territoires de Cirque. A entrada é livre, mas requer reserva de bilhete, que pode ser feita na BOL.