Encerramento do festival de literatura de cordel em Estarreja.

2019-05-18 10:45

Categoria: 

Concelho: 

A literatura de cordel está de regresso a Estarreja em mais uma edição do Festival Internacional do Verso Popular que decorre em Estarreja, Oliveira de Azeméis e Murtosa.

Até domingo, 19 de maio, a arte da palavra é homenageada na voz de poetas de cordel e repentistas de Portugal, Brasil e Galiza recordando os últimos grandes poetas populares portugueses da nossa região, Margarida Rei, Marques Sardinha e José Joaquim Monteiro.

O FestCordel passa por Estarreja no domingo, dia 19, às 16h00, com o espetáculo final, de encerramento do Festival, no Cine-Teatro de Estarreja, com a presença dos poetas e repentistas populares do Brasil como Pinto Branco, Geraldo Amâncio, Marreco e Guilherme Nobre e os portugueses Augusto Canário e Cândido Miranda.

O FESTCORDEL – Festival Internacional do Verso Popular é um projeto proposto e coordenado pelo Professor António Abreu Freire, profundo conhecedor da literatura popular, com produção do Cine-Clube de Avanca, e tem por objetivo restaurar em Portugal uma das tradições culturais mais antigas e genuínas da língua portuguesa, juntando, numa exibição de arte da palavra, alguns dos maiores poetas e repentistas populares da atualidade, de Portugal, Espanha, Brasil e Marrocos.

Hoje, a Literatura de Cordel é património cultural da nação brasileira e está em processo de ser reconhecida como património imaterial da humanidade.