Dcoumentário sobre a faina maior volta a estar na corrida por prémios em festivais de cinema.

2018-05-17 08:09

Categoria: 

Concelho: 

O documentário "nos mares da memória - estórias de uma faina maior..." foi indicado para finalista, no Festival Internacional de Cinema de San Mauro, em Itália, na categoria de curtas, documentário. O evento, onde será anunciado o filme vencedor, ocorrerá no próximo dia 23 de maio.

No passado dia 2 de maio, foi exibido oficialmente nos Estados Unidos no "The Archaeology Channel International Film Festival", no Eugene Hilton Hotel and Conference Center, na cidade de Eugene-Oregon-USA. Foi ainda escolhido, de entre oitocentos filmes, ficando reduzido a um leque de cento e setenta e sete, em todas as categorias a concurso, representando quarenta e cinco países.

Depois de conquistar, em outubro de 2017 o “Portugal International Film Festival”, na cidade do Porto, em julho de 2017, o troféu “Kodiak” no “Alaska International Film Awards” e em Espanha, o “Barcelona Planet International Film Festival”, em fevereiro de 2017, este documentário, foi nomeado até agora para mais dez festivais da especialidade em vários países europeus e do continente americano.

Realizado por Rui Bela, guião de Senos da Fonseca e colaboração de alguns dos últimos heróis que protagonizaram esta “saga”, este filme resulta num projeto em vídeo que dá ênfase à arte da pesca experienciada e sentida por portugueses, bascos, espanhóis, franceses e ingleses ao longo de cinco séculos de história.

Este documentário, com cerca de sessenta e seis minutos de duração, encontra-se, ainda, a concurso em vários certames internacionais.