CTE exibe a obra "A toca do Lobo".

2017-11-09 11:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Cineteatro de Estarreja exibe o filme “A Toca do Lobo” de Catarina Mourão sobre o escritor Tomaz de Figueiredo que viveu em Estarreja.

Sessão “quintas de cinema” com um filme que mistura documentário e ficção. Um olhar que abre as portas secretas de uma vida que deixou apenas o seu trabalho para a memória dos seus filhos e dos seus netos, tal como de uma família que se viu separada pela sua morte e marcada pelo dia-a-dia de um país ditatorial – um país duramente percorrido por quem escreveu sobre ele.

O escritor Tomaz Xavier de Azevedo Cardoso de Figueiredo nasce em Braga, a 6 de Julho de 1902. Pouco depois, a família muda-se para a Casa de Casares, construída pelo seu avô materno em Arcos de Valdevez. Aos 12 anos vai para o Colégio dos Jesuítas, em La Guardia (Galiza, Espanha) e, em 1920, ingressa no Curso de Ciências Jurídicas, em Coimbra. Em 1930, já casado, vai para Tarouca como notário.

Mais tarde passa pela Nazaré, Ponte da Barca e Estarreja. Durante a década de 1950, é-lhe diagnosticada doença psiquiátrica, que o obriga a internamento hospitalar. O seu romance "A Toca do Lobo", Prémio Eça de Queiroz em 1948, em que o escritor revive a sua infância e juventude, dá nome a este filme realizado por Catarina Mourão ("Desassossego", "À Flor da Pele", "Pelas Sombras"), sua neta.

Este é um filme pessoal narrado na primeira pessoa pela realizadora, um filme sobre a intimidade da sua família.

Nesta sessão estará presente António Augusto Silva, homem de muitos ofícios, entre eles investigador autodidacta da História de Estarreja e Murtosa que irá falar connosco sobre o escritor Tomaz de Figueiredo.

O público também poderá assistir a “Foi o Fio” uma curta-metragem de animação de Patrícia Figueiredo.

As “Quintas de Cinema” são uma organização do Cineclube de Avanca com o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Cineteatro e da Câmara Municipal de Estarreja.