Criatech e PRISMA animam semana da tecnologia.

2021-10-13 10:13

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os eventos Criatech e PRISMA - Art Light Tech - regressam á Semana da Tecnologia com propostas “arrojadas e disruptivas”.

É desta forma que a organização da Aveiro Tech Week fala destes dois eventos que fazem parte da semana.

O Criatech, que já vai na 5ª edição, conta este ano com 25 obras de 40 artistas, representando 12 nacionalidades.

Nos destaques estão nomes como Ruth Schnell, pioneira da arte multimédia, Mathieu le Sourd, referência na criação de obras imersivas e interativas, Neil Mendoza, conhecido pela sua fusão de escultura, eletrónica e software, os kondition pluriel, habituados a criar experiências participativas e uma colaboração entre três nomes fundamentais no panorama nacional (Pedro Tudela, Miguel Carvalhais e Gustavo Costa).

Além de instalações presenciais e interativas, o festival inclui ainda obras de realidade aumentada, com artistas de várias latitudes a propor modelos desafiantes de fruição da arte e dos espaços.

As propostas do festival instalam-se em locais de valor patrimonial na cidade, tais como o Museu de Aveiro/ Santa Joana, o edifício da Capitania, a antiga Estação da CP, e a Igreja das Carmelitas (instalação Holywell, na foto) entre outros locais.

Ponto alto do Criatech 2021 promete ser também a possibilidade de ver o resultado das Criatech Artistic Residences, que reuniram autores de várias áreas na criação de obras com um grande cunho experimental e que sublinham o lugar de Aveiro enquanto ponto de encontro entre a arte e a tecnologia.

Estarão presentes os participantes das edições de 2020 e 2021, uma vez que a pandemia obrigou a uma interrupção dos trabalhos na edição anterior.

De realçar ainda a parceria com a Universitat fur Angewandte Kunst Viena (Universidade de Artes Aplicadas de Viena), a primeira a abrir uma licenciatura de artes multimédia na Europa.

Com data marcada para 15 e 16 de outubro, o Prisma / Art Light Tech volta a encher a cidade de luz, tendo como tema principal o “Equilíbrio”, na esperança de criar momentos de pensamento e serenidade, proporcionando uma nova esperança e um futuro mais luminoso.

Do programa constam espetáculos de videomapping, murais urbanos, instalações de luz ecológicas e participativas, entre muitas outras propostas.

Destaque para “Angels of Freedom”, uma criação do estúdio do OGE Group, que propõe uma instalação com caráter social e interativo que revela a beleza interior dos visitantes, transformando-os em anjos, ou para o espetáculo de videomapping “Policial Espacial”, que ilustra o espaço e a aeronáutica, a conquista de Marte, foguetões, criaturas espaciais e polícias, numa exibição acompanhada de música de filmes famosos de ficção científica e uma grande dose de ironia.

O festival PRISMA - Art Light apresenta ainda produções desenvolvidas em exclusivo para este evento como é o caso do GRAFFITIMAPPING, um mural do artista urbano SKRAN, animado por uma projeção de videomapping de Lisbonus, da instalação Sã Line, desenvolvido pelo artista aveirense Dino da Costa que criou uma instalação que se inspira na sua infância e nas memórias das marinhas, das pirâmides de sal e dos espelhos de luz ligados à extração deste tão precioso elemento, que vive de um delicado equilíbrio entre água, sol e vento para temperar o dia a dia de todos nós.