Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro recebe candidaturas até 31 de Maio.

2022-05-27 09:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aberto mais um Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro.

Ação no âmbito do ‘Campus Jazz’ – Festival de Jazz da UA – que surge para promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal e fomentar a sua relação com eventos congéneres.

O concurso destina-se a ensembles, sem trabalho discográfico editado, constituídos por músicos portugueses ou músicos estrangeiros.

As candidaturas devem ser submetidas até 31 de maio.

A primeira edição do CIJ_UA, considerada um sucesso em termos da qualidade e do número de ensembles participantes, foram recebidas candidaturas de 11 ensembles, que envolveram a participação de quase meia centena de jovens músicos.

Essa primeira edição revelou o Miguel Valente Quarteto, ensemble vitorioso em duas categorias (Melhor Ensemble e Melhor Composição Original).

Miguel Valente, que atuou com o seu quarteto na edição de 2022 do ‘Campus Jazz’, em entrevista para o jornal online da UA considerou que o Prémio conquistado na primeira edição do Concurso foi “perfeito” para facilitar a entrada, neste meio, em Portugal, e a divulgação do trabalho do seu quarteto, uma vez que vive em Amsterdão.

Aos ensembles que ainda não enviaram a sua candidatura, o porta-voz do quarteto premiado no ano passado sugere: “Sejam fiéis a si próprios; venham, tenham gosto pelo que tocam, sem muitas expectativas.”

A organização prepara parcerias para amplificar os resultados.

‘Guimarães Jazz’; ‘Estarrejazz’ e ‘Que Jazz é Este?!’ (Festival de Jazz de Viseu) são alguns dos eventos que passam a estar nesta rede promotora de talentos.

O Júri do Concurso é constituído por Jorge Castro Ribeiro; Carlos Azevedo; Joana Espadinha; João Mortágua e Paula Sousa.