Concurso de leitura “Ílhavo a Ler+” tem final agendada para o próximo sábado.

2022-02-16 15:20

Categoria: 

Concelho: 

O concurso de leitura “Ílhavo a Ler+” tem final agendada para o próximo sábado (19 de fevereiro).

Este concurso de leitura é promovido pela Rede de Bibliotecas de Ílhavo, no âmbito do Programa de Promoção do Livro e da Leitura, e dirige-se a todos os alunos dos estabelecimentos de ensino do Município de Ílhavo.

Final no sábado, às 13h30, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Esta iniciativa tem como objetivo estimular o gosto e o hábito de leitura, bem como desenvolver a compreensão leitora.

Os alunos participantes na final, previamente apurados na “fase escola”, irão disputar o acesso à fase regional, em diferentes categorias.

A categoria A, para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 3.º e 4.º anos, com o livro “História de um cão chamado Leal”, de Luís Sepúlveda; categoria B, que inclui os alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico, com o livro “O homem que plantava árvores”, de Jean Giono; categoria C, dirigida a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, com o livro “Uma cana de pesca para o meu avô”, de Gao Xingjian; e categoria D, para os alunos do Ensino Secundário, com o livro “Índice Médio de felicidade”, de David Machado.

Os vencedores e suplentes terão direito a prémios de acordo com o ciclo de ensino e todos os participantes receberão um certificado de participação.

O vencedor de cada categoria representará o Município de Ílhavo numa nova prova, que se realizará a 23 de abril de 2022, em Estarreja, onde estarão presentes todos os vencedores apurados nas fases municipais dos 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).

O vencedor de cada categoria desta fase representará a Região de Aveiro na Final Nacional do Concurso Nacional de Leitura, a 4 de junho de 2022.