"Competência da Fundação de Serralves valoriza a candidatura a Capital Europeia da Cultura" - Ribau Esteves.

2018-09-13 09:45

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A exposição “Corpo, Abstração e Linguagem na Arte Portuguesa”, da Fundação de Serralves, assinala o arranque formal da colaboração com a Câmara de Aveiro e a autarquia assume que se trata de um momento importante na qualificação e diversificação da oferta cultural.

O protocolo entre a Câmara de Aveiro e a Fundação de Serralves foi assinado esta quarta garantindo benefícios ao nível das dinâmicas culturais de “um dos melhores centros de arte contemporânea na Europa”.

Trata-se de um acordo que prevê, entre outras questões, a realização de uma grande exposição anual, acompanhada de uma componente de serviço educativo, assim como a colaboração com as escolas em programas pedagógicos que visem a formação dos Jovens na área da cultura.

Ribau Esteves assume que é uma abordagem estratégica também no âmbito da candidatura a capital da cultura (com áudio)

A exposição apresenta 24 obras provenientes da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Serralves (desde a criação da Fundação de Serralves) e na Câmara de Aveiro (CMA).

Estão representados artistas como Manuel Baptista, Eduardo Batarda, René Bertholo, Pedro Cabrita Reis, António Campos Rosado, Alberto Carneiro, José de Carvalho, Lourdes Castro, José Pedro Croft, António Dacosta, José de Guimarães, Fernando Lanhas, Álvaro Lapa, José Loureiro, Jorge Martins, Graça Morais, António Palolo, Júlio Pomar, Paula Rego, Joaquim Rodrigo, Manuel Rosa, António Sena, Nikias Skapinakis, Ângelo de Sousa e João Vieira.

Relativamente a obras da coleção SEC em Aveiro e que vão integrar a exposição, será possível ver trabalhos dos artistas, Joaquim Bravo, Charters d’ Almeida, Julião Sarmento, Noronha da Costa, Pedro Calapez e Vieira da Silva.

Ribau Esteves assume tratar-se de uma parceria estratégica (com áudio)