Colectivo DiJazz Band na abertura do Estarrejazz.

2021-10-01 07:05

Categoria: 

Concelho: 

A 16.ª Edição do Estarrejazz arranca esta noite para um ciclo de programação com destaque para coletivos e ensembles.

São seis concertos com o Colectivo DiJazz Band, Septeto Estarrejazz, Roberta Sá e Daniel Jobim, Pedro Moreira Sax Ensemble, César Cardoso e Orquestra de Jazz de Estarreja com Vitorino e Janita Salomé.

Arranque, esta sexta, dia 1 de outubro, no Dia Mundial da Música, com o “Colectivo DiJazz Band”, que reúne alguns dos melhores instrumentistas e compositores do panorama jazzístico espanhol.

A música deste Colectivo é baseada em composições originais e arranjos de todos os seus membros, que transmitem ao vivo uma energia com alto nível de interação com o espectador, que não deixa o público indiferente.

Formado maioritariamente por músicos estarrejenses, o “Septeto Estarrejazz” sobe ao palco dia 2, sábado, com o objetivo de comprovar a importância da formação musical concelhia.

O Festival decorre até dia 9 de outubro e todos os concertos têm início marcado para as 21h30.

Esta edição é dedicada aos coletivos e ensembles, formações entre os sextetos e decatetos, maioritariamente portuguesas, mas sempre com a presença do jazz praticado em Espanha, Coletivo DiJazz Band, e com o concerto “Chega de Saudade”, vindo do Brasil, com Daniel Jobim e Roberta Sá, que dá ao Festival um cunho internacional.

No dia 8, sexta-feira, César Cardoso (na foto) apresenta o trabalho “Dice of Tenors” que tem uma identidade própria, e é composto por 8 temas, 6 dos quais são Standards do Jazz celebrizados por alguns dos maiores saxofonistas tenores, e compôs ainda 2 temas a completar o disco.

O Festival despede-se a 9 de Outubro com a Orquestra de Jazz de Estarreja (OJE) que, este ano, convida dois nomes incontornáveis da música portuguesa e fora do panorama jazzístico, Vitorino e Janita Salomé, trazendo novas valências para os intervenientes e público.