Centro de Documentação de Ílhavo promove programação sobre património toponímico. Primeiro dia com lançamento de livro sobre a Vista Alegre.

2020-11-20 08:45

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo inicia três dias com três iniciativas que integram o projeto “Ponte(s) de Acesso”, do Centro de Documentação de Ílhavo, com o objetivo de promover e identificar o património toponímico que marca a identidade do município.

Esta sexta-feira, pelas 18h00, no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre, será apresentado o livro “Real Casalense e outras Histórias”, de João Fernando Marques da Silva, que retrata as memórias e as aventuras, as pessoas e os lugares de Ílhavo, esquecidos no imaginário das gentes da terra que o autor quer recordar e imortalizar.

No dia 21, sábado, entre as 09h45 e as 16h30, terá lugar o ponto alto da programação com o Seminário “Pont(e)s de Acesso: Se esta rua fosse minha”, com a particularidade de se realizar de forma presencial ou distal, via streaming.

Será dedicado ao projeto “Se esta rua fosse minha”, com reflexões sobre Toponímia, História, Identidade Local e Educação e apresentações dos projetos e contributos desenvolvidos pelos diferentes parceiros, nomeadamente a Universidade de Aveiro (ID+/UA e DEP/CIDTFF/UA), Universidade Sénior do Centro Social e Paroquial Nossa Senhora da Nazaré, Agrupamentos de Escolas do Município de Ílhavo e comunidade.

No dia 21, domingo, às 10h00, haverá lugar a uma iniciativa do projeto “Sentidos de Mar” que irá promover uma visita orientada às ruas dos Álamos e da Barca, para redescobrir, entre histórias e lendas, a importância da água para a comunidade operária e artística da Vista Alegre, bem como para a cultura popular ilhavense.