Centro de Documentação de Ílhavo celebra Dia dos Arquivos para criar “pontes" com a comunidade.

2019-06-04 10:01

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Documentação de Ílhavo quer criar “pontes” com a comunidade e propõe uma programação especial para desenvolver ao longo da próxima semana.

No dia 9 de junho comemora-se o Dia Internacional dos Arquivos, com o objetivo de potenciar a reflexão sobre o papel e a importância dos arquivos, e o ciemar espera potenciar a ligação ao público ilhavense.

Entre os dias 10 a 15 de junho será apresentada uma programação “diversificada e transversal” chegando a várias gerações e públicos, culminando, no dia 15 de junho, com um Seminário (formação certificada para professores) que debaterá a Arqueologia Documental, dando seguimento aos recentes trabalhos de prospeção realizados no Município, em finais de 2018.

O programa arranca no dia 10 de junho com visitas orientadas “Sentidos de Mar” sob o tema “Porto de Aveiro – pesca e outras indústrias, a história das histórias”.

No dia 11 de junho, às 14h30, haverá Oficina de fotografias bordadas (quadros de fotografias de mulheres ilhavenses). No dia 12 de junho, às 10h00, “Vamos à Ilha’vô?” em sessão de Contos.

O destaque do dia 13 de junho, às 14h30, vai para “O Arquivo do Avesso” em visita guiada ao CDI e à exposição “Do Paleolítico à atualidade: herança arqueológica”.

Haverá teatralização pela Turma de Teatro de Literatura da Universidade Sénior do Centro Social e Paroquial da Gafanha da Nazaré.

No dia 15 de junho, entre as 9h30 e as 17h00, Seminário “Arqueologia Documental” que inclui o lançamento das publicações “Nossa Gente: Biografia de Viriato Teles” e “Do Paleolítico à atualidade: herança arqueológica”.