Centro de Artes de Águeda recebe o Orfeão de Águeda que canta “Paluí”.

2019-06-22 11:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Artes de Águeda recebe o Orfeão de Águeda que canta “Paluí”.

Este é o disco que já fez gerar um livro, videoclipes premiados internacionalmente e tantos outros projetos artísticos na comunidade portuguesa e que vai ser apresentado ao vivo na sua versão quase original este sábado, 22 de junho, às 21h30, no Centro de Artes de Águeda.

O espetáculo, a partir de um convite do Orfeão de Águeda dirigido a Helena Caspurro, docente do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), intérprete e autora da música, constitui um momento de celebração do 103º aniversário daquele coro e instituição.

Apesar da obra ser apresentada, desta vez, sem alterações na sua estrutura inicial, Paluí será cantado também com a participação daquele coro. Temas do álbum Colapsopira vão também ser ouvidos neste concerto, assim como novas canções da autora, estreando um álbum que ainda está para vir.

Este Paluí, vestido com a cor e alegria das vozes do Orfeão de Águeda e dirigido por Paulo Neto, será apresentado por Helena Caspurro (piano, voz, composição) Brendan Hemsworth (bateria), António Aguiar (contrabaixo), Arnaldo Fonseca (acordeão), Pedro Lima Pereira (guitarras), Pedro Almeida (teclado elétrico e back vocals), Mário Santos (saxofones), Nuno Aragão (som), Patrícia Costa (figurinos), Pedro Carvalho de Almeida e Marcelo Baptista (conceção gráfica, visual e projeção vídeo).

Berço de projetos de índole educativa, artística e social realizados na comunidade portuguesa desde 2014, Paluí constituiu-se como um modelo e ideário didático que a autora e docente presentemente investiga de forma sistemática, antecipando intenções e pressupostos filosóficos enunciados e aprovados recentemente por políticas governativas e educacionais, como as do Plano Nacional de Artes.

Paluí é uma viagem por Histórias Sonoras que a Língua Portuguesa conta, tendo resultado num livro escrito por mais de seiscentas crianças, bem como um espetáculo de música cénica que a autora apresenta em palcos do país dirigido a famílias, professores e aos mais jovens, vídeo clipes animados, workshops e exposições, concretizou propósitos relacionados com a aprendizagem da língua portuguesa e da expressão visual, nas suas dimensões interpretativa, criativa e de escrita (www.palui.pt).