Centenário de Cândido Teles em destaque nos 84 anos do Museu Marítimo de Ílhavo.

2021-08-08 10:21

Categoria: 

Concelho: 

O Museu Marítimo de Ílhavo celebrou, este sábado, o 84.º aniversário e Cândido Teles foi a figura evocada tendo por base o centenário do artista.

No ano do centenário de Cândido Teles, as comemorações do 84.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo centram-se na vida e obra daquele que é um dos mais reconhecidos artistas ilhavenses, autor que representou o território lagunar da região, as suas gentes, embarcações e paisagens.

No museu estão patentes três exposições com diferentes abordagens em torno do artista ilhavense nascido em 1921 e que faleceu a 31 de outubro de 1999.

“Cândido Teles: uma vida em viagem” é uma exposição biográfica que percorre os diferentes momentos da vida e obra do artista, desvendando como as viagens o influenciaram na definição do seu estilo próprio, num percurso de auto-conhecimento que o traz de regresso às suas origens, em Ílhavo.

“Transparência da Ria e do Mar”, 121 obras do primeiro período pictórico de Cândido Teles, doadas pela família ao MMI, regressa às paredes do Museu, mostrando a beleza dos recantos da Ria de Aveiro.

Também na sessão comemorativa abre a exposição do projeto fotográfico “O Homem Tranquilo”, de Alexandre Sampaio, que dialoga com a obra do pintor e escultor, no acervo da representação da Costa Nova do Prado.

Em destaque esteve, ainda, a inauguração da exposição "Mar de Portugal", de Nuno Vasco Rodrigues.

O autor, fotógrafo e biólogo marinho, desvenda, através de 12 imagens, a subtileza dos habitats marinhos e a beleza da diversidade biológica do mar que nos rodeia.

Esta exposição marca a abertura do Espaço Oceanos, que passa a ser o local de eleição para celebrar os oceanos e promover debates em torno das crescentes ameaças que enfrentam atualmente.