Casa da Cultura de Ílhavo garante 800 mil euros da Direção-Geral das Artes.

2022-07-02 08:35

Categoria: 

Concelho: 

A Casa da Cultura de Ílhavo obteve a pontuação mais alta (18.2) da lista dos 39 espaços culturais que vão receber apoio da Direção-Geral das Artes (DGARTES), no âmbito da primeira edição do Concurso de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

A candidatura foi avaliada pelo programa, plano de ação, diversidade e relevância da programação, equipa, objetivos, comunicação e acessibilidade, tendo sido distinguida pela “inovação, originalidade e diversidade” da programação em diversas áreas.

Na sequência desta avaliação, ao longo do quadriénio 2022-2025, a Casa da Cultura de Ílhavo vai receber a verba de 800 mil euros da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, para enriquecer a sua programação, nas áreas da música, teatro, dança, circo, cinema, artes visuais, residências artísticas, mediação e formação.

Sublinhe-se que este apoio plurianual da Direção-Geral das Artes pressupõe o compromisso de financiamento idêntico por parte do Município de Ílhavo, enquanto entidade gestora da Casa da Cultura de Ílhavo.

Nesta primeira edição, o Concurso de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses recebeu 61 candidaturas e tem como objetivo promover uma programação maior e mais diversificada em todo o território nacional.

“A avaliação da candidatura da Casa da Cultura de Ílhavo é o reconhecimento da qualidade da candidatura que começámos a desenvolver ainda no final do ano passado. Perspetivamos este apoio como uma responsabilidade acrescida de desenvolver uma oferta cultural diversificada e de excelência que envolva a nossa comunidade e promova e valorize o nosso território na região, no país e no mundo. Estamos convictos que os passos que estamos a dar irão tornar o Município de Ílhavo numa referência cultural a nível nacional e internacional”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Ílhavo.