Casa da Cultura de Ílhavo com "nota máxima" em candidatura a fundos para a programação.

2022-04-12 07:41

Categoria: 

Concelho: 

A Casa da Cultura de Ílhavo está no topo da lista de equipamentos apoiados pela Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Este equipamento do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, lidera a lista dos 38 espaços culturais que vão receber apoio no âmbito da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, tendo obtido a pontuação mais alta (18.2) numa candidatura que avaliava plano de programação, entidade e equipa, viabilidade da candidatura e objetivos para a temporada 2022-2025.

Nesta linha de apoio, o financiamento do Estado é atribuído de acordo com diferentes patamares e corresponde, no máximo, a metade do orçamento global do plano proposto, sendo os restantes 50 % assegurados pela entidade gestora do equipamento, que é, neste caso, o Município de Ílhavo.

À programação da Casa da Cultura de Ílhavo serão atribuídos, assim, 200 mil euros anuais, até 2025.

As entidades que concorreram foram avaliadas tendo em conta o seu plano de ação, a diversidade e relevância da sua programação, equipa, objetivos, comunicação e acessibilidade.

A candidatura contemplava uma proposta de programação para os próximos anos, da qual se destacaram, segundo o documento da decisão, a “inovação, originalidade e diversidade” da programação em diversas áreas e frentes como a música, teatro, dança, circo, cinema, artes visuais, residências artísticas, mediação e formação.

A deliberação prevê a atribuição de apoios entre os 50 e os 200 mil euros anuais, durante quatro anos, em 35 NUTS III do país.

O objetivo da candidatura é promover uma programação maior e mais diversificada em todo o território nacional.

O Concurso de Apoio à Programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, o primeiro a ser promovido no país, recebeu 61 candidaturas.

O Teatro Aveirense garante 150 mil euros e o Cineteatro de Estarreja e o Centro das Artes de Águeda 100 mil.

O CAE, de Sever, chega aos 50 mil euros.

 

Foto: Pedro Mostardinha