Carnaval Infantil de Estarreja sai à rua no último domingo do mês.

2016-01-21 21:18

Categoria: 

Concelho: 

O Carnaval Infantil de Estarreja é o primeiro a brilhar com 15 grupos, 1300 figurantes e 10 carros alegóricos. É o primeiro grande desfile da edição de 2016 do Carnaval de Estarreja. E são os mais pequenos foliões que começam a brincar ao entrudo nas ruas da cidade, no próximo dia 31 de janeiro, domingo, às 14h30, com entrada livre. Organizado pela Câmara Municipal, com o apoio da Associação do Carnaval de Estarreja, a edição deste ano do Carnaval Infantil contará com a participação de 15 grupos, 1300 participantes e 10 carros alegóricos. Conhecidas personagens de filmes de animação partilham o reinado da pequenada.

O corso irá reunir cerca de 1300 figurantes, entre crianças e adultos acompanhantes. Inclui os pequenos mascarados que frequentam a creche e o ensino pré-escolar e os alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico. Em Estarreja, as crianças começam a desfilar ainda que não tenham idade para andar, incutindo-se desde muito cedo o espírito folião. É o caso do grupo da Associação Humanitária de Salreu que integra bebés desde os 6 meses, até às crianças do pré-escolar com 5 anos, conforme explica a educadora Cátia Pinto, dando continuidade à tradição carnavalesca tão enraizada no concelho.

 As máscaras e as fantasias são concebidas pelos grupos, desde instituições particulares de solidariedade social, associações de pais e escolas, que levam para a rua um tema da sua escolha. No caso da Humanitária de Salreu, os preparativos decorrem na instituição coordenados pela equipa educativa. Além do mais, “as crianças estão envolvidas, principalmente os mais velhos da sala do pré-escolar”, que colaboram nas “pequenas tarefas”, tais como colagens e execução de adereços. “Estão a aderir ao tema por ser ligado ao mundo imaginário da fada dos dentes e do universo infantil. Estão a achar piada”, antecipa Cátia Pinto. Os pais, em especial os que pertencem a grupos de Carnaval, também são chamados a ajudar.

Já no caso do grupo da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Pardilhó, os próprios pais estão a elaborar os fatos inspirados no tema “Os Mínimos de Pardilhó”. A tarefa, este ano, revelou-se colossal. “Os fatos estão a ser elaborados por nós. Temos muitos participantes, cerca de 118, o ano passado eramos metade”, exclama satisfeita Carmen Lamego, do grupo de pais.

O Carnaval Infantil regista uma adesão positiva de escolas, associações de pais e instituições, num total de 15 grupos participantes, dando provas de "vitalidade" .  Este ano, o apoio global da Câmara Municipal de Estarreja aos grupos ronda os 17 mil euros. A autarquia definiu um subsídio financeiro de 13€ por figurante e concede ainda um apoio de 50€ por carro alegórico.

 O corso infantil forma na Rua Dr. Casimiro Tavares para ter o seu início na Rua das Comunidades Portuguesas (onde se situa o antigo Quartel da GNR), passa na Praça Francisco Barbosa, em frente ao Edifício dos Paços do Concelho, vira para a Rua Souto Alves e regressa à Praça Francisco Barbosa, pela entrada da Casa da Cultura.

 As entradas para o espetáculo são livres. Os lugares para a bancada situada em frente aos Paços do Concelho custam dois euros e encontram-se à venda na Casa da Cultura, com horário alargado, das 9h às 20h durante a semana e das 9h às 13h aos sábados.