Carminho é figura de cartaz no Feriado Municipal de Aveiro. Agenda Cultural inicia esta sexta semana especial.

2018-05-04 09:26

Categoria: 

Concelho: 

O programa das comemorações do Feriado Municipal de Aveiro arranca esta sexta e prolonga-se até 14 de Maio.

A Sessão Solene e a tradicional Procissão em Honra de Santa Joana Princesa, Padroeira da Cidade, estão marcadas para dia 12 de Maio.

O programa arranca esta sexta-feira com Ação Escola SOS Azulejo integrado nas comemorações do Dia Nacional do Azulejo que culminará amanhã, às 16h00, com a inauguração da exposição “Azulejos de Aveiro: A Cor-Luzc10 Anos do Banco de Azulejo de Aveiro” na Antiga Capitania.

Esta sexta, sábado e domingo terá lugar o Aveiro City Race EURO TOUR Prova de Orientação Internacional integrado no circuito europeu urbano. Logo á noite, o Teatro Aveirense acolhe o espetáculo de dança “A meio da Noite” pela Companhia Olga Roriz, recente doutora honoris causa da UA.

Sábado, dia 5 de maio, haverá uma edição especial do Artes no Canal das 10h00 às 19h00 e terá lugar o Grande Capítulo da Confraria dos Ovos Moles – 100 anos do Regimento de Infantaria n.º 10 (RI 10) na unidade militar em São Jacinto.

A 6, domingo, realiza-se “Folclore Aveiro 2018” com desfile etnográfico de barco moliceiro entre o Cais da Fonte Nova e o Rossio a partir das 16h, seguido de atuação dos grupos, contando com a participação do Grupo Folclórico do Rio Novo do Príncipe, Rancho Folclórico do Baixo Vouga, Grupo Folclórico de Cacia e Escola de Etnografia de Cacia.

No dia 8, terça-feira, terá lugar a inauguração da exposição “Xailes de Aveiro” pelas 18h no Museu da Cidade, partilhando o espólio do Grupo Cénico e Cultural Outras Eras.

Quarta-feira, dia 9 de maio, ocorrerá a Assembleia Municipal Jovem de Aveiro entre as 9h00 e as 16h00 no Edifício da Antiga Capitania do Porto de Aveiro.

Pelas 18h30 terá lugar, no Museu da Cidade, a conferência “A História de Aveiro contada pela Paisagem Linguística” seguido de um percurso pedestre. “Aveiro Cidade Global e Multilingue”” um estudo inédito que revela quais são as línguas que estão representadas na paisagem urbana de Aveiro pela investigadora da UA, Margarida Ribeiro Clemente.

Na quinta-feira, dia 10, proceder-se-á à abertura da Feira Profissional e Vocacional de Aveiro no Parque de Exposições de Aveiro que se estenderá até ao dia 11.

Também no dia 10 terá lugar a Reunião Pública da Câmara Municipal de Aveiro pelas 17h15 descentralizada na unidade militar do Regimento de Infantaria n.º 10 em São Jacinto, associando-se assim às comemorações do seu Centenário.

No dia 11, sexta-feira, será inaugurada pelas 18h00, no Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, a Exposição de Fotografia “HPA 2017/UNESCO” fotos do aveirense João Cruz sobre a produção de sal e que foram premiadas internacionalmente pela UNESCO.

Logo depois será aberta ao público a exposição “Coronel Nascimento Leitão, um Aveirense em Macau. A volúpia do Colecionismo” no Museu Arte Nova.

De 11 a 13 de maio terá lugar o “Aveiro Beer Festival” no Mercado Manuel Firmino, mais uma edição do evento de nível Internacional ao nível das cervejas artesanais, com a entrega dos Prémios “ Ibeerian Awards Aveiro”.

Na noite de sexta-feira dia 11 de maio, a empresa OLI oferece a todos os Cidadãos, em parceria com a Câmara Municipal, um Grande Concerto do Cais da Fonte Nova, este ano com Carminho, considerada uma das mais talentosas e inovadoras cantoras de fado da sua geração. Espetáculo às 22h.

No dia 12, Feriado Municipal, haverá a Missa na Sé Catedral de Aveiro pelas 10h00, seguindo-se a Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal nos Paços do Concelho pelas 11h30.

Às 12h30, no Museu de Aveiro | Museu Santa Joana, será inaugurada a Exposição “AVEIRO - TESOUROS”, numa aposta continuada da promoção da história e cultura de Aveiro apresentando peças e documentos de grande significado histórico ou artístico e que se dão assim a conhecer aos aveirenses.

Será inaugurado o circuito do património edificado com o lançamento do guia turístico que, em simultâneo, é o catálogo da exposição, a par da colocação de sinalética tipo totens nos principais monumentos da cidade. Pelas 16h00, realiza-se a tradicional Procissão em honra de Santa Joana Princesa.

Ainda no dia 12, feriado municipal, ocorrerá um Dia Aberto dos Museus de Aveiro.

Pelas 11h00 terá início a “Regata Santa Joana / Universidade de Aveiro / Porto de Aveiro”. Às 15h00, com o intuito de comemorar o Dia Mundial da Água, a OLI promove a “3.ª Regata OLI” no Cais da Fonte Nova.

No dia 13 domingo, realiza-se pelas 15h00, no Centro de Congressos de Aveiro, o 15.º ECADAV – Encontro com a Dança de Aveiro, que consiste numa mostra pública de Dança por Escolas, Associações, Ginásios e Grupos informais, proporcionando a divulgação do trabalho desenvolvido nesta área em Aveiro.

À noite, 21h30 será apresentado no Teatro Aveirense o espetáculo de referência nacional, “MEDEIA” DE João Miguel Garcia com Mário Laginha.

No dia 14, segunda-feira, será inaugurado o Centro Coordenador de Transportes de Aveiro, pelas 17h30.