Campus Jazz encerra com prémios para melhores ensembles e concerto de Eduardo Cardinho.

2022-06-22 08:31

Categoria: 

Concelho: 

Campus Jazz encerra com prémios para melhores ensembles e concerto de Eduardo Cardinho.

As apresentações finais, e públicas, dos ensembles candidatos ao Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (CIJ_UA), criado para promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal e fomentar a sua relação com eventos congéneres que decorrem noutros países, ocorrem a 22 e 23 de junho, entre as 17h30 e as 21h30, no auditório do CCCI – Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA-UA).

A entrada é livre mediante reserva. Os resultados serão anunciados no dia seguinte, a 24 de junho, antes do concerto do Eduardo Cardinho Quinteto.

Estão previstos três prémios.

Prémio para Melhor Ensemble, no valor pecuniário de 1500 euros, Prémio Melhor Composição Original a que correspondem 500 euros e o Prémio Melhor Arranjo Original, ao qual corresponde um valor pecuniário idêntico.

O melhor ensemble terá ainda direito a um concerto inserido no programa da edição seguinte do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro e poderá vir a atuar noutros eventos congéneres em Portugal.

A terceira edição das Jazz Talks, conferências sobre Jazz, está agendada para 24 de junho, e está igualmente integrada no Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro.

O mote para edição deste ano das Jazz Talks, considerando que o primeiro Cascais Jazz teve lugar em 1971, é "A Festivalização do Jazz em Portugal - meio século depois". As Jazz Talks, criadas em 2013 num formato de congresso académico, alargaram o seu âmbito para acolher também outros especialistas, além dos académicos, nomeadamente professores, músicos, promotores, críticos e outros interessados em Jazz.

As Jazz Talks são organizadas pelo Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md / Universidade de Aveiro) e pelo Centro de Estudos de Jazz.

No mesmo dia, 24 de junho, a partir das 21h30, a noite começa com a entrega dos prémios do Concurso Internacional de Jazz, seguindo-se o concerto do Eduardo Cardinho Quinteto.

Eduardo Cardinho tem vindo a afirmar-se de forma indiscutível no panorama jazzístico português.

Apresenta-se na companhia do saxofonista de prestígio mundial Ben Van Gelder, do virtuoso acordeonista João Barradas e de uma sólida secção rítmica composta por Bruno Pedroso e André Rosinha.