Câmara de Ovar reconhecida por boas práticas nos prémios "SOS Azulejo".

2016-05-25 23:03

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Ovar foi, ontem, distinguida com uma menção honrosa, na categoria “Boas Práticas”, pelos Prémios “SOS Azulejo 2015”, com os Projetos “Espaço Lúdico do Azulejo - Jogos de Rua, Sonhos de Parede” e “Recuperação dos painéis de Azulejo da Estação Ferroviária de Ovar”, este último projeto em colaboração com a Escola de Artes – Arte e Restauro da Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa”.

Estes Prémios são atribuídos pelo Projeto “SOS Azulejo”, uma iniciativa com coordenação do Museu de Polícia Judiciária (MPJ), órgão da Escola de Polícia Judiciária (EPJ), e nasceu da necessidade imperiosa de combater a delapidação do património azulejar português que se verifica atualmente, de modo crescente e alarmante, por furto, vandalismo e incúria.

O Município de Ovar tem desenvolvido, nos últimos anos, várias ações e iniciativas que procuram dignificar o título atribuído pelo primeiro diretor do Museu Nacional do Azulejo, Rafael Salinas Calado. Esta designação, que nos promove enquanto “Cidade Museu- Vivo do Azulejo”, reflete a quantidade e diversidade de fachadas com azulejos dos séculos XIX e XX existentes. O património azulejar é um elemento identitário, distintivo, diferenciador e com história no concelho de Ovar.

Assim, a Câmara Municipal de Ovar é a única autarquia do país que dispõe de um Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo (ACRA), com o propósito de investigar, salvaguardar e recuperar fachadas históricas dos séculos XIX e XX. Desde a sua criação (2000) até à data, este atelier garantiu a recuperação de mais de 130 edifícios, o que implicou a conservação e restauro de aproximadamente 3000 azulejos.

A Recuperação dos Painéis de Azulejo da Estação Ferroviária de Ovar é um projeto que resulta de protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Ovar, a IP Património, a Universidade Católica Portuguesa e os Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do Município.

O Espaço Lúdico do Azulejo (ELA) é um lugar de aprendizagem e exploração informal e criativa, que dinamiza, desde outubro de 2014, a oficina “Jogos de Rua, Sonhos de Parede”, a qual foi já visitada por cerca de 1500 crianças do concelho, da região e até do estrangeiro.

Esta oficina tem como objetivo dar a conhecer o património azulejar de Ovar, através de cenários e artefactos lúdicos exploratórios que terão como ponto de partida observar, pensar, descobrir e criar. Este é um lugar de experimentação e desenvolvimento de competências na área das artes e ofícios tradicionais, que preservará a memória e o conhecimento da estética azulejar, cruzando-os com ideias alicerçadas na inovação, criatividade e diversão.

O executivo da Câmara Municipal de Ovar implementou ainda “A Rua do Azulejo”, um projeto inovador que reinterpreta o azulejo tradicional criando um percurso pelas principais fachadas do centro da cidade de Ovar e que visa dignificar o património azulejar existente, sensibilizando, estimulando e criando condições para a recuperação de fachadas envolventes, tratando-se de um verdadeiro impulso à revitalização da vivência urbana dos espaços. 

Para o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, Alexandre Rosas, “é muito gratificante recebermos esta distinção, pois significa que o trabalho desenvolvido pela autarquia, pelos seus técnicos e colaboradores, é reconhecido a nível nacional, e é também um estímulo para prosseguirmos com o nosso trabalho, sendo certo que ainda há muito por fazer, mas temos vontade, perseverança e dedicação. Ovar será reconhecido, cada vez mais, por Cidade Museu-Vivo do Azulejo”.