Câmara de Ovar apresenta programação para Janeiro.

2020-12-18 18:58

Categoria: 

Concelho: 

Para início de novo ano, a Câmara Municipal de Ovar aposta num projeto "multidisciplinar, de envolvimento da comunidade e homenagem ao 'reiseiro' António Dias Simões, nos 150 anos do seu nascimento, espetáculos nas áreas da música e do teatro, oficinas, exposições e uma tertúlia, num mês de grande aposta e valorização dos valores locais".

A Câmara Municipal de Ovar optou por apresentar apenas a programação cultural agendada para o mês de janeiro, "de modo a evitar sucessivas alterações de dias e horárias em consequência das medidas de prevenção e combate à pandemia provocada pela Covid-19".

O primeiro "grande momento" acontece no dia 8, sexta-feira, às 21 horas, no Centro de Arte de Ovar, um projeto multidisciplinar – Troupe de Reis António Dias Simões – "de grande envolvimento da comunidade local, nomeadamente das Troupes de Reis, e que pretende dar a conhecer a vida e obra de António Dias Simões, através das suas letras e músicas, numa encenação contemporânea, mas fiel à origem. Historiador, poeta, dramaturgo, comediógrafo, pintor, miniaturista e calígrafo, António Dias Simões foi arauto da tradição do Cantar Os Reis em Ovar. Curiosamente, esta tradição foi inscrita em 2020, ano de comemoração dos 150 anos de nascimento de António Dias Simões, no Inventário Nacional como Património Cultural Imaterial, depois de um longo processo". A direção artística está a cargo de Pedro Martins, que conta com uma equipa de produção e “reiseiros” de cerca de 50 elementos, que têm vindo a trabalhar no projeto desde setembro.

Para a noite do dia 20, quarta-feira, está prevista, no Centro de Arte de Ovar, uma tertúlia com Pedro Damião.

The GIFT, no Centro de Arte de Ovar, dia 22, um reagendamento, e Luca Argel, na Escola de Artes e Ofícios, dia 28, são os concertos programados para janeiro, que termina com “Descobrimentos” de Pedro Tochas, dia 29, também no Centro de Arte de Ovar.