"Bom dia Cerâmica" apresenta-se em Aveiro.

2022-05-21 08:18

Categoria: 

Concelho: 

As cidades cerâmicas celebram mais uma edição do “Bom dia Cerâmica”.

O programa pretende chamar a atenção dos cidadãos europeus para a cerâmica, material ancestral dos mais remotos da Humanidade.

Em Portugal são várias cidades e vilas cerâmicas que se associam a esta iniciativa levada a cabo originalmente pelas cidades cerâmicas italianas e que vão realizar nos próximos dias uma série de iniciativas que vão desde experiências produtivas com este material a visitas a museus, oficinas e ateliers de todo o país.

Em Portugal a iniciativa é liderada pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCVC), que comemora no dia 27 de Maio o seu 4º aniversário com uma visita ao centro cerâmico do Fundão, seguido pela realização da tradicional Soenga, processo de cozedura do Barro Preto, que se realizará em Molelos, nos arredores de Tondela nos dias 28 e 29 de Maio.

A AptCVC é constituída atualmente por 22 municípios portugueses (Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Condeixa-a-Nova, Estremoz, Fundão, Ílhavo, Leiria, Mafra, Loures, Montemor-o-Novo, Oliveira do Bairro, Porto de Mós, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo, Vila Real e Vila Nova de Poiares) onde estão os principais centros oleiros e cerâmicos e participa no Agrupamento Territorial Europeu das Cidades Cerâmicas, a maior rede europeia de cidades dedicadas a uma temática, que chega quase às duas centenas, englobando Itália, França, Espanha, Roménia, Alemanha, República Checa e Portugal.

Em Aveiro há “Ceramic Street Fest”.

A Mostra de cerâmica, do artesanato à indústria, inclui a investigação e tecnologia.

Conta com a participação de artistas e artesãos locais, bem como de várias entidades ligadas ao universo da cerâmica como a Universidade de Aveiro.

Terão lugar demonstrações ao vivo e oportunidades para experimentar.

Na Praça Melo Freitas, das 10h00 às 18h00, há atividades e lançamento do segundo volume de Cadernos de Cultura, na Feira do Livro, com a apresentação de Alexandre Nobre Pais, Diretor do Museu Nacional do Azulejo.

Programa com Roteiro da Memória das Fábricas de Aveiro.