“Bom dia Cerâmica 2024” com atividades em Aveiro.

2024-05-16 21:11

Categoria: 

Concelho: 

O Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas lança em Portugal este fim de semana a "operação" europeia “Bom dia Cerâmica 2024”.

Cerca de três dezenas de Cidades e Vilas Cerâmicas Portuguesas, juntamente com o Agrupamento Europeu Territorial das Cidades Cerâmicas (AeuCC), sete países e duas centenas de Cidades, a maior plataforma mundial desta tipologia, realizam este fim de semana, 18 e 19 de maio, uma ação de promoção e dinamização da cerâmica europeia.

Pelo quinto ano consecutivo, Aveiro (membro fundador e atualmente com os cargos da Presidência da AptCVC e do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Cidades de Cerâmica) comemora o “Bom Dia Cerâmica” através de um programa onde se destaca a “Festa da Cerâmica - Ceramic Street Fest Aveiro”, no dia 18 de maio, sábado, no Mercado José Estevão, entre as 10h00 e as 18h00.

Esta mostra de cerâmica, do artesanato à indústria, incluindo a investigação e a tecnologia, conta com a participação de artistas e artesãos locais, bem como de várias entidades ligadas ao universo da cerâmica.

Durante todo o dia, das 10h00 às 18h00, no auditório do Museu da Cidade, está a ser apresentado o documentário “As sete vidas de argila” onde são relatadas as experiências de quem dá vida às fábricas de cerâmica da Região.

Contém testemunhos, imagens e sons do universo da argila, do barro e da olaria, materiais que deram origem a uma viagem no tempo com som de Sofia Saldanha e imagens de João Garcia Neto.

Das 10h00 às 17h00, no Mercado José Estêvão, terá lugar o workshop “A cerâmica com a natureza”.

Colocando as mãos no macio grés, será amassada e esticada até formar uma placa que se pode decorar com impressões de elementos recolhidos na natureza.

Com duas sessões (11h00 e 15h30) será realizado o workshop “A Cerâmica dá-te Música” no Mercado José Estevão.

Trata-se de uma oficina de música criativa com materiais cerâmicos, na qual os participantes exploram as sonoridades provenientes de objetos cerâmicos de cariz utilitário. Para participar nesta atividade é necessário proceder a inscrição para o emailmuseusdeaveiro@cm-aveiro.pt

Às 17h00 será apresentado do projeto Ecogrés no Mercado José Estevão pela Grestel e pela Universidade de Aveiro.

A Costa Nova, marca própria da Grestel, concebeu três azulejos personalizados em Eco Grés, para a casa de três associações, num edifício histórico da cidade.

Esta pasta cerâmica é inovadora e sustentável, produzida através de materiais reciclados, originários de excedentes. Este projeto pioneiro alia o que de mais inovador existe nesta área à tradição cerâmica da azulejaria.

No dia 19 de maio será feita a Visita ao Roteiro da Memória das Fábricas da Fonte Nova às com saída do Museu da Cidade pelas 11h00.

Trata-se de um roteiro que destaca os locais de Aveiro onde se implantaram fábricas de cerâmica, que hoje já não existem, mas cuja produção marca as fachadas, ao nível do azulejo, e as vivências quotidianas, através da produção de objetos decorativos e utilitários.