Bienal de Cerâmica Artística abre portas este sábado.

2017-10-27 20:42

Categoria: 

Concelho: 

A 13.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro arranca este sábado com a sessão de abertura no Museu de Aveiro.

Tempo para exposições, instalações, workshops e ateliers, programa para famílias, conferências, debates e visitas guiadas, apresentando cerca de 90 obras de diversas partes do mundo.

A inauguração, marcada para as 16h30, no Museu de Museu Santa Joana, integra-se no momento a entrega dos prémios aos vencedores do concurso, seguindo-se pelas 18h30, o Concerto inaugural pela Orquestra Filarmonia das Beiras que irá interpretar um repertório barroco, com Manuel Teixeira como Maestro Convidado, na Igreja de Jesus.

O Museu Arte Nova irá acolher a exposição “Deambulações” da artista convidada e vencedora da edição de 2017 do Concurso Internacional de Cerâmica de Alcora, Sofia Beça. A escultura cerâmica contará com a colaboração sonora de Jorge Queijo.

Na Galeria Morgados da Pedricosa decorrerá uma homenagem “VIC (re) mixerd” onde 10 artistas plásticos contemporâneos vão intervir sobre reproduções de uma peça criada por um dos mais relevantes ceramistas aveirenses, Vasco Branco.

Adicionalmente, no dia 4 de novembro, às 16h00 no auditório da VIC / Aveiro Arts House, o curador da Casa Wabi, Alberto Rios de la Rosa, vai apresentar três das obras que integrarão a exposição coletiva VIC (re)mixed, desenvolvidas por três artistas internacionais, residentes da Casa Wabi.

Vão estar, igualmente, patentes ao público exposições em vários espaços. No Museu da Cidade estará a exposição “ID Pool – Residências Artísticas Vista Alegre” que apresentará os trabalhos produzidos nas residências artísticas que tiveram lugar na Vista Alegre. Terá associada uma visita guiada e conversa com Alda Tomás, coordenadora do Departamento de Design da Vista Alegre, para falar sobre o projeto e algumas das peças expostas.

Na Galeria da Pedra, Claustro do Museu de Aveiro / Museu de Santa Joana poderá ser apreciada a mostra “Génese Cerâmica — Mostra I&D”, uma exposição alusiva ao desenvolvimento dos objetos cerâmicos, da conceção à produção final, que culmina na mostra de inovação tecnológica.

A Antiga Capitania do Porto de Aveiro irá acolher as obras originais e múltiplos, mais significativas, de muitos dos artistas que ao longo do tempo trabalharam na Oficina de Cerâmica Cooperativa Árvore, com curadoria de Laura Soutinho e José Emídio.

O Forno Cerâmico do IEFP, Antiga Fábrica Jerónimo Pereira Campos, acolhe a exposição “Marion Jones. Narrativas de Aveiro: a vida de sal” que reúne uma série de peças de porcelana artística. Na VIC decorrerá a homenagem a Miró com a exposição de Vasco Branco.

Na cidade haverá ainda a oportunidade de apreciar várias instalações. No Museu de Aveiro | Museu de Santa Joana estarão patentes as instalações “Xohan Viqueira: Geografias do tempo e da memória” e “O Papel da Aleluia Cerâmicas na construção da identidade cultural da cidade”.

No Jardim do Museu de Aveiro / Museu de Santa Joana estará patente a instalação da autoria do ceramista e escultor João Carqueijeiro, composta por uma série de esculturas cuja dimensão é à escala humana e que se assume sob a forma de ‘Encontros Improváveis’.

No Auditório do Museu da Cidade propõe-se uma instalação sonora, orquestrada a partir da manipulação das criações cerâmicas utilizadas por Xoubinha.

Na área das conferências e debates, no dia 8 de novembro, será desenvolvido o Seminário Novas Tecnologias de Decoração na Indústria Cerâmica no Centro de Congressos. Realizado pela Sociedade Portuguesa da Cerâmica e do Vidro (SPCV), o encontro centrar-se-á nos mais recentes avanços oferecidos pelas indústrias de equipamentos e de consumíveis, na área da decoração.

Terão lugar conversas com Investigadores no DEMaC (UA) nos dias 28 de outubro, 11 e 25 de novembro.

Nos dias 4, 18 de novembro e 2 de dezembro o desafio é ter uma aula no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da UA com algumas atividades: impressão 3D de objetos cerâmicos; viagem ao interior dos cerâmicos através da microscopia eletrónica e visitas guiadas aos laboratórios do DEMaC.

Por fim, estão previstas várias Visitas Guiadas às fábricas de cerâmica, parceiras da Sociedade Portuguesa de Cerâmica e do Vidro.

Nos dias 9 e 23 de novembro, às 15h00 terão lugar visitas guiadas às olarias da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre e nos dias 3, 10, 17 e 24 de novembro, às 18h00 serão promovidas visitas ao Forno Cerâmico da Antiga Fábrica Jerónimo Pereira Campos e à Funceramics.

Estão previstas, também, visitas guiadas à Bienal com percurso pelas Memórias Moldadas da Cidade. Trata-se de um roteiro pelas ruas da cidade para descoberta da presença da cerâmica no edificado, incluindo o acesso às exposições patentes no âmbito da Bienal e introdução às mesmas.