Bibliotecas da Região passam a funcionar em rede.

2021-04-30 07:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

As Bibliotecas da Região de Aveiro estão mais acessíveis com a criação de “acesso único”.

No âmbito da Rede de Bibliotecas Municipais da CIRA foi identificado como estratégico, para o processo de promoção da leitura e fruição alargada desses equipamentos, a disponibilização aos seus utentes de um acesso único aos conteúdos existentes nas diferentes bibliotecas da região, bem como a facilitação do registo de utentes.

A plataforma para a gestão integrada das bibliotecas municipais e escolares visa aumentar a eficácia dos processos de registo de utilizadores e a consulta dos catálogos de conteúdos disponibilizados por todas, reduzindo o tempo média de pesquisa e possibilitando o acesso a número mais elevado de recursos, facilitando, em simultâneo, a gestão dos processos de partilha e empréstimos, entre bibliotecas, que atualmente ocorrem.

No sentido de agilizar e simplificar e constituição de catálogo coletivo das bibliotecas municipais e escolares da Região de Aveiro, foi constituída uma base única bibliográfica.

Permite disponibilizar portal de pesquisa dos diferentes conteúdos das diferentes bibliotecas, com a integração de dados dos 11 sistemas no comum catálogo coletivo das bibliotecas municipais e escolares da Região de Aveiro.

De modo a facilitar novas inscrições e a uniformizar essa informação, foi criada base única de registo de utente.

Através de formulário próprio da Rede de Bibliotecas Municipais da CIRA, o interessado faz a sua pré-inscrição em linha.

No sentido de cruzamento de informação sobre a utilização local de cada utente e uniformização de condições de acesso, a base central disponibiliza mecanismos de gestão e atualização do estado de validade do utente na rede.

O projeto foi desenvolvido no âmbito da operação Região de Aveiro Digital e foi cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional Centro 2020.

O seu desenvolvimento foi contratado à empresa WECUL - Sistemas de Informação pelo valor de 47.970,00€ e decorreu entre 10 de abril de 2019 e 30 de setembro de 2020, estando disponível na internet através do endereço http://bibliotecas.regiaodeaveiro.pt .