Biblioteca de Albergaria expõe paineis sobre revista Orpheu.

2017-01-02 14:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha tem patente ao público a exposição “Nós, os de Orpheu”, uma abordagem sobre a polémica revista que veio agitar o cenário artístico português no início do século XX.

A mostra foi desenvolvida pela Casa Fernando Pessoa, em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, para celebrar o centenário da publicação em 2015.

Constituída por 25 painéis, “Nós, os de Orpheu” traça o percurso da revista e dos seus protagonistas, recorrendo muitas vezes às próprias palavras dos colaboradores, entre os quais se incluem nomes importantes das Artes e Letras do século passado, como Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro ou José de Almada Negreiros.

Através da reprodução de diversas obras e documentos – fotografias, recortes de imprensa, correspondência e manuscritos – a mostra apresenta o grupo que quis romper com as linhas estéticas novecentistas e criar algo novo. Recorrendo à expressão de Almada Negreiros, a Orpheu, que só teve dois números publicados, “foi o primeiro grito moderno que se deu em Portugal”.

A mostra está patente ao público até 6 de janeiro. Após a primeira semana de janeiro na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, a exposição seguirá para as bibliotecas escolares do Concelho em regime de itinerância.