Balanço "mais que positivo" para o 'Palheta'.

2022-03-07 17:01

Categoria: 

Concelho: 

Entre os dias 4 e 6 de março, o Palheta - Robertos e Marionetas, regressou ao Município de Ílhavo, depois de um ano de interrupção e num formato reduzido, adaptado às incertezas ainda sentidas aquando da sua programação.

Nesta sua quinta edição com o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, quarta edição enquanto “Palheta”, o festival passou por vários espaços culturais, não deixando de dedicar um dia à Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, berço da sua inspiração através do legado do bonecreiro Armando Ferraz (sobre quem existe uma exposição permanente no edifício).

Em sete espetáculos e uma oficina, alguns com sessões duplicadas para escolas, lares e outros grupos organizados, destaque para o tema da liberdade, transversal a todas as narrativas, desde o impactante “Dura Dita Dura”, do Teatro de Ferro, que conta, através de um poema de Regina Guimarães, o período de opressão anterior ao 25 de abril em Portugal, à história de “Alfredo o colecionador de borboletas”, da S.A. Marionetas, que fala sobre um rapaz com uma deficiência cuja ocupação era aprisionar borboletas, mas que termina com uma importante lição: “a liberdade é a melhor coisa que existe”. 

Também nos espetáculos “Fronteiras”, de André Murraças, “O meu avô consegue voar”, da Teatro e Marionetas de Mandrágora, “Os sonhos de Tom”, da Limite Zero ou “Ninho”, da Partículas Elementares, ficou a ideia da importância da memória, da perpetuar as histórias e algumas tradições, do valor da amizade e de como o amor e a imaginação são grandes armas contra o medo.

O Palheta reforçou-se como um festival para todos os públicos, com especial foco nas famílias. Manteve-se ainda o desafio à turma de artes do décimo ano da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, que construiu uma série de marionetas a partir de materiais reciclados, sob a orientação do marionetista Rui Queiroz de Matos, agora expostas na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.

Destaque final para o Teatro de Dom Roberto, assegurado este ano pela S.A. Marionetas, presente em todas as edições do Palheta, inscrito, em 2021, no Inventário do Património Cultural Imaterial em Portugal.

O Palheta - Robertos e Marionetas regressa em 2023 no seu formato habitual, de volta às ruas e ao trabalho, imprescindível, com a comunidade.