Bairro da Beira Mar em festa com o São Gonçalinho Street Arts Fest 2019.

2019-09-19 12:44

Categoria: 

Concelho: 

A segunda edição do festival urbano de artes performativas de rua, no Bairro da Beira-Mar, em Aveiro, inicia esta sexta três dias de animação de rua e convívio no coração de Aveiro.

Inserido na programação anual da Mordomia de São Gonçalinho, o festival começa no final da tarde de sexta-feira.

Para além de concertos, atuações e performances de rua, recitais de poesia e mostras de arte urbana, quer na praça pública, em teatros, palcos improvisados e até mesmo casas particulares, o evento também conta com atividades de cariz mais tradicional, popular.

A Mordomia de São Gonçalinho salienta, por exemplo, o Cortejo das Pastoras/Oferendas, que percorre as ruas do Bairro histórico com vários figurantes trajados a rigor, evocando as personagens e profissões típicas dos tempos idos da faina do moliço, sal e pesca, a que se segue almoço e ainda o tradicional Leilão de Oferendas no Largo da Capela.

Primeiro dia com os espetáculos Music & Dance Battle no Largo do Chafariz (Praça do Peixe), Circus is inTown no Cais do Botirões (19h), Music in My House (21h) e Clown Faísca na Praça 14 de Julho.

Às 23h45 All on Stage no Largo da Capela de São Gonçalinho.

Destaque também para o concerto de sábado à noite no Largo da Capela, que contará com a atuação de prestigiados músicos internacionais, incluindo Henk Van Twillert, co-produtor do Festival.

Cerca de uma centena de músicos, nacionais e estrangeiros, assegurarão os vários concertos do São Gonçalinho Street Arts Fest 2019, com os mais intimistas a decorrer em quase 30 casas particulares.

De acordo com a Mordomia de São Gonçalinho, o Festival conta com a participação e envolvimento de toda a cidade, desde academias e escolas de Arte, companhias de teatro, Conservatório Calouste Gulbenkian, Universidade de Aveiro, grupos musicais, corais e bandas, grupos cénicos e etnográficos, artistas individuais, entre outros.