Aveiro: UA prepara mais uma edição do concurso Internacional de Jazz.

2023-03-13 12:38

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro abre, em Abril, inscrições para o concurso Internacional de Jazz.

Será entre 18 de abril e 19 de maio como forma de “promover o jazz e trazer a público novos talentos”.

O Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (CIJ_UA), nas suas duas edições, já permitiu dar a conhecer Miguel Valente Quarteto e THEMANUS, lançando-os em palcos nacionais, como o Guimarães Jazz, “Que Jazz é este?” e Estarrejazz.

A terceira edição deste Concurso, no âmbito do Campus Jazz - Festival de Jazz da UA, aguarda candidaturas de outros novos talentos de 18 de abril a 19 de maio.

O CIJ_UA tem como objetivo promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal, que não tenham trabalho discográfico editado, e fomentar a sua relação com eventos congéneres que decorrem noutros países.

O concurso prevê a atribuição de três prémios (Melhor Ensemble, a que corresponde o valor pecuniário de 1500 euros e um concerto inserido no programa da edição seguinte do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro; - Melhor Composição Original que se traduz num prémio pecuniário de 500 euros; - Melhor Arranjo Original a que corresponde o valor pecuniário de 500 euros).

O concurso prevê prova de pré-seleção, depois do envio de gravações áudio, e apresentação final, através de apresentação pública presencial num palco da UA.

O júri do concurso é constituído por um docente representante da UA, que presidirá o concurso, dois docentes de instituições de ensino superior em que o jazz tenha expressão curricular e dois músicos de reconhecido mérito na área.

O calendário do Concurso determina que o prazo de submissão de candidaturas decorre de 18 de abril a 19 de maio, agendando as apresentações finais para os dias 14 e 15 de junho.

Os prémios serão entregues a 16 de junho, no último dia do Campus Jazz.

Com o objetivo de promover o jazz e criar oportunidades para novos valores neste género em Portugal, a UA associou-se a outros festivais que vão integrar nas suas programações o ensemble vencedor de cada edição do Concurso Internacional de Jazz da UA.

O vencedor do Concurso vai integrar o cartaz e atuar no Guimarães Jazz, Festival de Jazz de Viseu e Estarrejazz.