Aveiro: Táxi e Rouxinol Faduncho nas festas de São Gonçalinho.

2022-12-13 08:30

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Uma festa à procura do seu espaço numa cidade em obras.

O cartaz das festas em honra de São Gonçalinho já foi revelado pela mordomia num ano em que Táxi e Rouxinol Faduncho são cabeças de cartaz.

Com o Rossio em obras, o palco da festa em Honra de São Gonçalinho estará instalado na área do estacionamento do canal de São Roque, junto à ponte do laço.

Isto significa que haverá constrangimentos à circulação e estacionamento no local.

A Mordomia assume a dificuldade e assegura que estão a ser preparadas soluções para minimizar os problemas (com áudio)

Bruno Tocha, juiz da Mordomia, diz que é tempo de celebrar o padroeiro da beira-mar de forma “livre e espontânea” e “sem qualquer restrição”.

Quanto ao estacionamento afirma que o parque de São João (debaixo do tabuleiro da A25) e o parque da Praça Marquês de Pombal sejam alternativas relativamente próximas do centro da festa (com áudio)

Na quinta, dia 5, a festa começa com salva de 21 tiros às 9h e arruada de gaiteiros.

Arruadas, Freddy String, Coral da Vera Cruz, Nuno Ribeiro, Dj Mordomia, Faina, Tuna Universitária de Aveiro, Táxi, DJ Zé Gabriel, Grupos Cénicos, Baile de São Gonçalinho com João Claro, Samba da Ria e Rouxinol Faduncho são os artistas em palco.

Sabe-se que o programa “Aqui Portugal”, da RTP, vai estar presente na edição deste ano com emissão em direto no sábado, dia 7 de Janeiro.

No domingo, dia 8, a procissão está marcada para as 11h com acompanhamento da Banda Amizade e na terça, dia 10, dia do Santo, haverá lançamento de cavacas, passagem do ramo e missa ao Santo.

Três anos depois, a festa retoma as edições de acesso livre.