Aveiro será capital da rede de criação artística em 2016.

2015-10-15 12:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro será a cidade capital da CreArt, em 2016, acolhendo a exposição europeia itinerante, entre 28 de outubro e 11 de dezembro, e organiza a conferência internacional sob o tema Criatividade e mass media na Europa, que decorrerá no mês de abril. Intitulada Notes on Tomorrow, a exposição itinerante CreArt 2016 que estará patente em Kaunas [Lituânia], Kristiansand [Noruega] e Aveiro conta com a curadoria da portuguesa Luísa Santos.

Indicada por Aveiro, Luísa Santos foi selecionada entre os candidatos a curadores apresentados por outras cidades CreArt, tendo tido como pontos de referência e que levaram à sua escolha o seu já vasto curriculum, a par com o tema e conceito propostos para a exposição, os quais têm como nota dominante a correlação entre arte e os movimentos e mudanças sociais da sociedade contemporânea.

Depois de João Pedro Trindade e Rodrigo Malvar [2013], de Sérgio Marques [2014] e de Hermano Noronha [2015], cujo trabalho está atualmente em exposição em Linz, na Áustria], Aveiro procura dos próximos representantes de Aveiro na exposição, estando, a partir de hoje e até 27 de Novembro, a decorre a fase de candidatura.

Podem concorrer todos os artistas ou grupos de artistas que apresentem uma proposta conjunta, que sejam nascidos, residentes, trabalhadores ou estudantes na região ou no Distrito de Aveiro. Os candidatos podem concorrer com um máximo de três trabalhos em qualquer área das artes visuais: pintura, fotografia, escultura, cerâmica, design, videoarte e arte digital.

A CreArt | Rede de cidades para criação artística é um projeto europeu de cooperação cultural, promovido no âmbito do programa Cultura 2007-2013. Reúne 12 cidades e instituições europeias com o intuito de fomentar a criatividade local através do trabalho em rede, da partilha de experiências e de boas práticas, bem como da exploração de novas metodologias e técnicas artísticas.