Aveiro reflete futuro da fruição cultural com recurso ao online.

2021-05-05 09:48

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro vai ser palco de um novo projeto transdisciplinar com foco na transmissão online.

Encontros de Criação para Online Streaming promove a criação artística para os palcos digitais. O ECOS tem base em Aveiro e começa a 10 de maio.

É mais um contributo para uma reflexão ampla sobre o que poderá ser o futuro da fruição cultural.

A iniciativa consiste num ciclo de vídeos pensados para as plataformas digitais, com criações originais encomendadas a artistas de várias áreas.

O primeiro, ainda em formato piloto, tem como protagonistas o músico João Pais Filipe e duas intérpretes da área da dança, Maria R. Soares e Carminda Soares, com realização a cargo de Nuno Barbosa.

O vídeo poderá ser visto gratuitamente no dia 10 de maio, às 21h30, nas redes sociais do Teatro Aveirense, ficando depois disponível no site da Ticketline (www.ticketline.sapo.pt) com o visionamento ao preço de 2,5€. Este projeto resulta de uma parceria entre o Teatro Aveirense, o GrETUA e a Universidade de Aveiro.

O ECOS terá uma regularidade semestral e promoverá não só a criação de conteúdos audiovisuais como o cruzamento disciplinar entre diferentes artistas e disciplinas, com enfoque especial nas artes de palco.

A matriz passa por lançar o desafio a dois ou mais artistas para cocriarem espetáculos para o formato audiovisual, seja a partir de trabalhos que já possuam ou novas obras, aos quais se junta um realizador.

O projeto tem igualmente uma dimensão pedagógica, uma vez que irá envolver várias equipas do GrETUA no apoio à produção e conceção das obras, para além de contemplar, de igual modo, oficinas de formação com os realizadores convidados, abertas à comunidade interessada e a serem lecionadas na Universidade de Aveiro.