Aveiro: Programa educativo leva Eça de Queiroz às escolas.

2021-11-25 07:15

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro acolhe uma conferência sobre Eça de Queiroz e leva programa sobre Eça às escolas.

“Aveiro D’Eça” é um programa da Câmara Municipal de Aveiro com a colaboração da Fundação Eça de Queiroz e que no sábado promete um encontro sobre o autor.

O ATLAS Aveiro (Edifício Fernando Távora) recebe, pelas 15h30, a Conferência Aveiro D’Eça, que contará com a presença de autarcas locais e de especialistas no tema.

O ator João Loy, José Maria de Eça de Queiroz Couceiro da Costa e Carlos Reis, referência a nível nacional sobre o estudo da obra de Eça de Queiroz, marcam presença no evento.

Esta conferência enquadra-se no programa Aveiro D’Eça que acontece entre 25 e 27 de novembro.

A memória que as terras de Aveiro deixaram no escritor Eça de Queiroz, assim como as ligações familiares ao avô, à avó e ao pai que viveram em Aveiro, foram o pretexto para este evento.

O programa assenta numa viagem memorial exploratória da vida do autor e da sua relação com Aveiro, com a produção de um documentário sobre as ligações a Aveiro.

A vida do escritor Eça de Queiroz inspira a criação de um roteiro virtual através de uma aplicação para smartphone, cujo percurso retrata a época e as vivências do escritor em Aveiro.

A participação da comunidade escolar na preservação da memória e ligação de Eça de Queiroz a Aveiro, é outra das vertentes desta parceria.

João Loy estará nas quatro Escolas Secundárias do Município de Aveiro (Escola Secundária Homem Cristo, Escola Secundária Jaime Magalhães Lima, Escola Secundária José Estêvão e Escola Secundária Mário Sacramento) a encenar os textos do autor.

Nas visitas às Escolas Secundárias será ainda apresentado o documentário “Aveiro D’Eça”.