Aveiro: Professor e aluno dão concerto nos Festivais de Outono.

2017-11-10 08:39

Categoria: 

Concelho: 

Os organistas António Mota (na foto), docente da Universidade de Aveiro, e André Pires, aluno de mestrado, interpretam Wagner e compositores ingleses ou com carreira consolidada em Inglaterra no próximo concerto dos Festivais de Outono 2017. Com o título “De Wagner à modernidade, a quatro mãos”, o concerto decorre esta sexta, a partir das 21h30, na Sé de Aveiro.

O núcleo do programa em “De Wagner à modernidade, a quatro mãos”, assenta numa temática inglesa. O programa começa com Wagner, embora a partir de um arranjo do organista inglês Edwin Lemare, e inclui também uma composição de António Mota sobre um tema de Hubert Parry.

António Mota é doutorado em Música pela UA (tese sobre Olivier Messiaen, orientada pelo Prof. Doutor João Pedro Oliveira) e licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música de Lisboa (sob orientação do Prof. Antoine Sibertin-Blanc, com nota final de curso máxima e diploma de mérito pelo Instituto Politécnico de Lisboa).

André Pires iniciou os estudos musicais em 1999, aos 6 anos de idade, na Academia de Música de Vilar do Paraíso (Gaia), onde ingressou, em 2003, na classe de Órgão do Prof. António Mota, sob cuja orientação concluiu o curso com a classificação máxima.

Durante este período venceu o prémio de interpretação “Helena Sá e Costa”. Entre 2009 e 2011 aperfeiçoou os seus estudos, sob a orientação do mestre Giampaolo di Rosa.

Em 2011 entra na Licenciatura em Música na UA, onde estudou Órgão sob a orientação dos professores Edite Rocha e António Mota, tendo realizado com nota máxima todos os exames da disciplina de Órgão. Atualmente, frequenta o Mestrado em Ensino da Música na mesma instituição. Tem a vindo a desenvolver atividade como organista.