Aveiro: Festival Regresso ao Futuro apoia artistas em dificuldades.

2020-06-05 14:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A produtora Sons em Trânsito anuncia um festival em várias salas do país com presença da região de Aveiro para assinalar o regresso aos palcos e ajudar artistas em dificuldades.

O Festival “Regresso ao Futuro” leva 21 artistas a 21 teatros no dia 20 de Junho para assinalar o regresso aos palcos.

Ana Moura atua em Oliveira do Bairro, Bárbara Tinoco em Albergaria-a Velha, The Black Mamba em Aveiro, Fernando Daniel em Estarreja e Pedro Abrunhosa em Ovar.

O dia 20 é o número que vai voltar a ligar o som e a acender as luzes dos Teatros Municipais, resgatando-os ao silêncio e ao afastamento a que a Covid-19 os votou.

É também uma forma de realçar o papel dos teatros municipais no futuro da cultura em Portugal.

“Regresso ao Futuro reafirma a vocação decisiva dos Teatros Municipais para a sustentabilidade da cultura em Portugal, a sua importante contribuição para a circulação artística, agindo como um catalisador de esperança, resiliência e confiança para o público, sempre dentro das regras sanitárias em vigor”.

As receitas de bilheteira serão entregues ao Fundo de Solidariedade para a Cultura, criado pela Audiogest (associação que representa produtores musicais) e GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas), destinado a todos os profissionais dos setores das artes.

“O objetivo deste fundo é apoiar financeiramente, até ao limite das disponibilidades, profissionais (incluindo profissionais independentes e trabalhadores) do setor cultural, que se encontram a braços com uma crise sem precedentes, tantos deles arredados dos apoios públicos, precisamente fruto da precariedade estrutural do setor”.

Trata-se, segundo a organização, não de um apoio à produção mas de um “verdadeiro auxílio solidário de emergência que procurará dar prioridade àqueles que têm maiores necessidades económicas”.

O público é ainda convidado a levar alimentos não perecíveis para entrega nos Teatros, que serão recolhidos e distribuídos pela União Audiovisual junto dos profissionais dos setores das artes que se encontram em situação de maior vulnerabilidade alimentar.

Os bilhetes têm o preço único de 10€ e estão à venda a partir de terça-feira, 9 de Junho, nos locais habituais e nas bilheteiras dos Teatros.