Aveiro: Festival de cinema dedicado aos animais de estimação angaria apoios.

2021-03-30 07:15

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro poderá vir a ter, em breve, um festival de cinema dedicado aos animais de estimação.

A organização do PETFEST pretende realizar no próximo mês de setembro, em Aveiro, a primeira edição do Festival de Cinema sobre animais de estimação (o primeiro do género em Portugal).

Para já lança uma campanha de «crowdfunding» (https://ppl.pt/petfest) à espera de apoios.

A decorrer até ao fim de abril, a campanha tem como objetivo angariar o montante de 3650€ para a preparação e arranque do Festival internacional e Cinema sobre Animais de Estimação, uma iniciativa que trará a Aveiro filmes de ficção, documentários e de animação, realizados e produzidos por profissionais de todo o mundo.

O programa contará com curtas e longas metragens de ficção onde os protagonistas são os animais de estimação e a sua relação com os homens e as mulheres, as crianças e os jovens com quem partilham vidas, companheirismo, aventuras e desventuras, atividades de trabalho e de ajuda, entre muitos outros.

Mas também histórias animadas por alguns dos melhores autores de cinema de animação ou narrativas produzidas pelos documentaristas que em todo o mundo dão a conhecer histórias de superação e de companheirismo ou denúncias de situações intoleráveis para com os animais.

Uma das novidades do PETFest será o concurso internacional de vídeos de curta duração (3 a 5 minutos) produzidos por amadores e protagonizada por um animal de estimação com uma história, real ou imaginada, de companheirismo, de aventura, de superação que dará lugar a um programa específico dentro do festival e com prémios associados.

A programação ficará completa com programas de curadoria de festivais internacionais, workshops, debates, programa para escolas, homenagens, exposições, entre outras atividades.

Em todas as edições haverá uma campanha de angariação de fundos para uma instituição de proteção e adoção de animais.