Aveiro: Exposição "O Cancro aos olhos de um Cientista" acolhida pela Fábrica da Ciência.

2023-02-25 10:01

Categoria: 

Concelho: 

 

A Fábrica da Ciência acolhe a exposição "O Cancro aos olhos de um Cientista".

Este sábado é dia de inauguração da mostra que explica o cancro à luz da ciência.

O cancro é um problema de saúde pública e ao longo das últimas décadas a incidência de casos no país tem aumentado.

Só em 2020, contabilizaram-se mais de 60 mil novos casos e 30 mil mortes por cancro em Portugal.

Cerca de 30-50% dos casos podem ser evitados através de ações preventivas, que passam por exemplo por uma alimentação saudável, prática de exercício físico, rastreio e deteção precoce do cancro.

Por forma a sensibilizar as pessoas para esta doença e dotá-las de maior conhecimento sobre a mesma, o Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva inauguram a exposição “O Cancro aos olhos de um Cientista”, desenvolvida no âmbito do projeto de literacia em saúde “Vamos aprender sobre Cancro”.

Em paralelo e articulado com a exposição, decorre um Ciclo de Conversas com um painel de especialistas convidados, sobre os mais diversos temas, desde a prevenção, ao diagnóstico e tratamento do cancro.

O evento de inauguração agendado para o próximo dia 25 de fevereiro irá contar com a presença do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro (UA), Artur Silva, da Diretora do Departamento de Ciências Médicas da UA, Odete Cruz e Silva, e do Diretor da Fábrica Centro Ciência Viva, Pedro Pombo.

Abertura, este sábado, às 15h, na Fábrica da Ciência.