Aveiro: Espetáculo do Festival de Jazz da Universidade de Aveiro decorre no edifício da Reitoria.

2023-05-05 07:20

Categoria: 

Concelho: 

O jazz de inspiração cabo-verdiana de Carmen Souza & Theo Pascal apresenta-se no auditório Renato Araújo, edifício da Reitoria, esta sexta, em espetáculo do Festival de Jazz da Universidade de Aveiro.Proposta do Campus Jazz para semanas de formação e atuação.

“Interconnectedness” é o décimo álbum da cantora luso-caboverdiana de 41 anos, criado com Theo Pascal, seu compositor e produtor de longa data, entre o seu estúdio analógico em Lisboa (This is Sessions) e a sua base em Londres.

Trata-se de um disco que expõe as vulnerabilidades trazidas pela pandemia e explora a forma como estamos todos interconectados. “Esta música é o resultado de tudo o que aconteceu comigo nos últimos quatro anos e com o mundo nos últimos dois. A experiência da perda mudou a minha perspetiva da vida e, consequentemente, a minha música”, diz Carmen Souza sobre a sua nova obra.

Após ter subido a palcos na Alemanha e em França, Carmen Souza lançou o disco em Portugal, onde tem vindo a apresenta-lo ao vivo desde 11 de fevereiro. Tem sido elogiado e aclamado um pouco por todo o lado. A Musix Magazine considerou-o um “trabalho pessoal e magnífico” para “todos os amantes de música”. Já a Ohrenschmauch Magazine destaca “a sua versão muito própria do jazz com um apelo pop”. A edição tem assinatura da Galileo Music com distribuição pela Compact Records.

Carmen Souza nasceu em Lisboa em 1981, numa família de cabo-verdianos. Foi Theo Pascal que, descobrindo o seu talento, a levou a explorar as linguagens do jazz e da soul. O seu primeiro disco, “Ess ê nha Cabo Verde”, chegou em 2005. Desde o início que construiu uma carreira internacional e é hoje uma artista multipremiada e reputada em diversos circuitos.

Theo Pascal é considerado um dos mais talentosos e inspirados multi-instrumenistas/compositores/produtores portugueses na cena mundial de worldmusic/lusophone-jazz. Músico de experiência internacional, já gravou com artistas portugueses e africanos de Cabo Verde – foi baixista de Sara Tavares, durante os primeiros oito anos da sua carreira -, Moçambique, Angola e Guiné-Bissau e, também, com outros músicos, como são os casos de Bob Mintzer, Dave Weckl e Tom Kennedy.

O franco-americano Jacky Terrasson, a quem já apelidaram “pianista da felicidade”, toca com o Combo de Jazz da UA a 9 de maio, no Casa da Cultura de Ílhavo.

O Combo do Mestrado em Música (Jazz) da Universidade de Aveiro apresenta-se, nesta edição do Campus Jazz, com o consagrado pianista francês Jacky Terrasson como convidado especial.

O programa inclui um conjunto de temas originais dos alunos, compostos ao longo do ano letivo na disciplina de Música de Conjunto, bem como alguns temas originais do próprio Jacky Terrasson.

Jacky Terrasson, o mais global de todos os pianistas de jazz, é o "pianista da felicidade", de acordo com a revista Telerama em França. Em 1993, depois de ganhar o prestigioso Thelonius Monk Award, começa a sua digressão com Betty Carter.

Jacky Terrasson, nascido em Berlim e tendo crescido em Paris, decide então mudar-se para Nova Iorque, onde ainda hoje vive. Um ano após o seu triunfo no concurso Thelonius Monk, Jacky Terrasson foi apresentado na revista New York Times como um dos “30 under 30”, ou seja, um dos 30 artistas com maior probabilidade de mudar a cultura americana nos próximos 30 anos, e juntou-se à prestigiosa Blue Note.

Para além dos concertos, tanto Carmen Souza & Theo Pascal, como Jacky Terrasson, vão estar envolvidos noutras atividades no âmbito do Campus Jazz.

Os primeiros vão orientar uma masterclasse, esta sexta, 5 de maio, às 15h00, no auditório Renato Araújo.

Terrasson liderará um workshop a 8 de maio, às 17h30, igualmente, no auditório Renato Araújo.