Aveiro entrega dossier final da candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

2022-10-21 07:35

Categoria: 

Concelho: 

Dia “D” na candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura.

Hoje é o dia “dossier” em que Aveiro entrega o caderno final de candidatura.

A data já era conhecida desde o fórum cultural realizado a 21 de julho com dezenas de participantes, entre artistas, criativos, coletivos, representantes de instituições e agentes culturais, profissionais e amadores, num encontro em rede que marcou a convergência de “atores”.

Uma etapa que procurou responder às observações feitas pelo júri ao primeiro livro de candidatura em que foram apontadas questões sobre o detalhe da informação apresentada.

Apesar dos elogios foram pedidos dados mais detalhados sobre os impactos da estratégia no longo prazo deste projeto.

E detalhe sobre o envolvimento dos Municípios da Região e das Escolas.

O dossier de candidatura das quatro cidades finalistas e as visitas dos membros do júri às cidades de Aveiro, Braga, Évora e Ponta Delgada procura fundamentar a tomada de decisão.

Ribau Esteves fará a entrega e a apresentação sumária e o Município e a Região dizem estar lançadas bases de trabalho e de programação que serão cumpridas qualquer que seja o desfecho desta corrida a quatro.

“Nada começará em Aveiro com o ganho do título e nada terminará em Aveiro se não alcançarmos o título” é a frase utilizada pelo autarca para valorizar o processo em curso.

As audiências de seleção final e o anúncio da Capital Europeia da Cultura para 2027, em Portugal, decorrerão em dezembro deste ano.

No mesmo ano, 2027, Liepaja, na Letónia, foi escolhida como Capital Europeia da Cultura.