Aveiro: Emigrantes jovens relatam experiências em livro.

2019-09-14 12:03

Categoria: 

Concelho: 

Cris Lopes, emigrante portuguesa de nova geração, natural da Gafanha da Nazaré, é autora do livro que relata a vida dos novos emigrantes, com lançamento marcado para este domingo, no espaço Trilhos da Terra, em Aveiro.

“Millenials, cidadãos do mundo, relatos da nova diáspora” é uma obra de Cristiana Lopes com relatos de Cláudia Granada, Constança Santos, Daniel Nunes Vareta e Francisco Miguel Sousa e prefácio de Conceição Zagalo.

Este é um livro de histórias contemporâneas de cinco emigrantes portugueses da denominada Geração Y.

Um relato pormenorizado de percursos individuais que, sendo distintos, têm em comum o impulso da saída de Portugal, com sacrifício da segurança da realidade quotidiana do país onde nasceram.

Cris foi seduzida pelo povo mexicano e foi na Cidade do México que encontrou a sua nova família.

Nascida em 1989, é licenciada em Gestão pela Universidade de Aveiro.

Foi Diretora de Relações Internacionais na AIESEC Portugal e depois do seu mandato decidiu fazer um estágio profissional pela mesma associação.

Com 22, chegou à Cidade do México para estagiar numa empresa durante um ano. Acabou por ficar por cinco anos e constituir família.

Já passou por Lisboa e voltou a sair instalando-se em Madrid onde reside.

Por sua vez, Cláudia descobriu em Bruxelas uma sociedade desenhada à sua medida, enquanto Constança abraçou uma carreira desafiante em Londres.

Daniel, também da Gafanha da Nazaré, singrou numa multinacional helvética sediada em Lucerna e ficou conhecido por uma viagem de bicicleta entre a Suíça e Portugal para visitar o Festival do Bacalhau.

Francisco vive agora no Catar e relata experiência com uma cultura diferente.

Esta publicação é uma forma de colocar em livro as peripécias ocorridas ao longo do percurso, as diferenças culturais e laborais com que se depararam e as saudades da pátria.

O encontro de lançamento, desta obra editada pela Sana Editora, está marcado para este domingo, às 11h, no espaço Trilhos da Terra, onde a literatura e fotografia de viagens tem espaço especial.

Desta vez com relatos de vida e histórias de uma mala que já não é de cartão.