Aveiro celebra esta terça 500 anos da atribuição do Foral Manuelino.

2015-08-03 09:41

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro agendou para esta terça a celebração dos 500 anos de outorga do Foral concedido por D. Manuel a Aveiro. O programa das comemorações decorrerá no Museu de Aveiro a partir das 21h com intervenção política do presidente da Câmara de Aveiro, explicação histórica e recriação pelo grupo ViVarte.

A 4 de agosto do corrente ano de 2015 completam-se quinhentos anos sobre a outorga do foral concedido por D. Manuel a Aveiro. A apresentação da obra “O Foral de D. Manuel a Aveiro: uma memória de 500 anos”, com intervenção de Maria Helena da Cruz Coelho e Saul António Gomes, da Universidade de Coimbra, na qualidade de autores, promete ser um dos momentos da noite.

Pelas 22h00 será feita a recriação do ato de entrega do Foral a Aveiro, pelo grupo VIVARTE. As atividades seguem depois na área exterior do Museu com o espetáculo de encerramento com manipulação de fogo pelo grupo VIVARTE.

A Carta de Foral, ou simplesmente Foral, era um documento real utilizado em Portugal, que estabelecia um Concelho e regulava a sua administração, deveres e privilégios. A palavra "foral" deriva da palavra portuguesa "foro", que por sua vez provém da latina "fórum".