Aveiro: Autarquia e UA colaboram no projeto "sons e memória".

2020-10-03 08:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal deliberou aprovar a minuta de protocolo de colaboração da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) com a Universidade de Aveiro para a realização do projeto SOMA – Sons e Memória de Aveiro, que tem por base a construção de um laboratório vivo de memória dedicado à música e ao som na Região de Aveiro.

Para a concretização dos objetivos do projeto SOMA irão contribuir os vários acervos de música e artes performativas da CMA, que necessitam de ser organizados e dos quais se destaca o acervo do Teatro Aveirense.

Destaque ainda para o protocolo de cooperação com a Fundação Eça de Queiroz, que tem por objeto a concessão de um apoio financeiro no valor de 5.000€ / ano, para a concretização e divulgação de atividades desenvolvidas pela Fundação na promoção nacional e internacional da obra de Eça de Queiroz.

A CMA continua assim a integrar a lista de “Mecenas” da Fundação, que trará a Aveiro a oportunidade de participação em vários programas de cooperação cultural entre as partes, nomeadamente na área da formação, coorganização de colóquios / seminários sobre temas queirosianos, além da organização da ação “Aveiro D’Eça”, que foi inclusive tema da Feira do Livro de Aveiro 2018.

O Município verá ainda o seu nome inscrito no Quadro de Mecenas, à entrada da Casa de Tormes, além de lhe ser atribuído um Diploma de Mecenas e um medalhão de Eça de Queiroz em bronze.