Aveiro: Artistas mostram peças produzidas na Residência Artística do projeto CreArt.

2019-11-28 16:10

Categoria: 

Concelho: 

A Residência Artística do projeto CreArt decorre em Aveiro no âmbito da Rede de Cidades para a Criação Artística, a qual Aveiro pertence.

Intitulada Dream Factory, e com curadoria de Madina Zinganshina, a residência, vocacionada para a cerâmica artística, reuniu em Aveiro as artistas Anna Johnston [Liverpool, Reino Unido]; Agata Lučić [Zagreb, Croácia] e Ieva Betašiūtė-Grosbaha [Kaunas, Lituânia], selecionadas de entre as 16 candidaturas rececionadas de toda a rede CreArt.

Tendo como cenário a vasta tradição cerâmica da região de Aveiro, as artistas desenvolveram os seus projetos entre a tradicional Olaria Felica e a Vista Alegre (VA), entidades que colaboraram com a Câmara Municipal de Aveiro neste projeto.

Os resultados do trabalho realizado serão apresentados ao público, esta sexta, às 16h30, no Museu de Santa Joana, ocupando espaços inusitados que as artistas escolheram como os lugares que dialogam com as suas obras.

Ieva Betašiūtė-Grosbaha inspirou-se no ritmo arquitetónico da cidade e nos motivos da ria e dos campos em redor, bem como na dinâmica de produção e vida na fábrica da VA para criar o seu projeto 10000 Steps, composto por peças esculpidas por si, que conjuga com outras pintadas a partir dos modelos da VA.

A sua instalação estará patente na antiga entrada do Convento de Jesus.

Anna Johnston, na Oficina Felica, esculpiu manualmente um conjunto de potes e jarros de barro vermelho com decoração inspirada na água, algas e folhas.

Intitulada Urban Stillness, a sua obra é apresentada no Refeitório do antigo Convento de Jesus.

Agata Lučić descobriu, na Olaria Felica, a arte da azulejaria portuguesa, criando um conjunto de 80 azulejos individuais pintados com motivos inspirados no comércio e artesanato local e nas coisas e personagens que observa quando deambula pelas ruas de Aveiro.

Associa-lhes 40 figuras escultóricas pequenas que, no seu todo, dão corpo à obra Mini mercado que estará patente no patamar de acesso à exposição permanente do Museu de Aveiro.

Este é o segundo ano que o CreArt promove em Aveiro residências artísticas, tendo orientado esta edição de 2019, ano da Bienal, para a cerâmica artística.

A exposição prolonga-se até ao dia 8 de dezembro.