Aveiro 2024: Capital Nacional da Cultura com programa de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro.

2023-05-12 09:34

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Uma equipa do Município de Aveiro já trabalha no programa da Capital Nacional da Cultura e o programa tem bases na candidatura a Capital Europeia da Cultura.

Aveiro quer mostrar-se ao mundo e chamar o mundo a participar na festa da cultura.

Recorde-se que a candidatura a capital europeia tinha traçados vários objetivos e um valor orçamentado que poderia elevar-se a 80 milhões de euros.

No dia em que lançou as bases da programação, Ribau Esteves evitou falar do tema mas sempre disse que o investimento na capital nacional também será significativo.

O autarca de Aveiro explica que se trata de uma aposta estrururante para vários anos (com áudio)

O Plano envolve coletivos locais, artistas e produções contratadas e vai desenrolar-se por áreas temáticas ao longo do ano.

Sustentabilidade, Democracia, Identidade e Tecnologia foram as quatro grandes áreas orientadoras da programação.

José Pina revela que Aveiro vai inspirar-se nos seus valores milenares

Anuncia uma programação de 1 de janeiro a 31 de Dezembro com o Rossio como palco principal.

O responsável pela programação cultural de Aveiro e do Teatro Aveirense diz que é no renovado Rossio que estará o coração dos principais eventos (com áudio).

Aveiro espera receber 2 milhões de euros do Ministério da Cultura para a programação e vai aos fundos europeus e a recursos próprios para compor o programa e os espaços de programação.

O edifício da antiga biblioteca municipal será um dos elementos centrais do evento uma vez que ali irá ser instalado o museu da Bienal de Cerâmica Artística.

Quanto ao espaço que vai nascer no antigo Colégio Alberto Souto, em Aradas, promete ser laboratório de artes ao jeito das academias de criatividade artística.

A Quinta da Costa, em Requeixo, futuro Museu da Terra é outro dos palcos com fortes possibilidades de vir a conhecer utilização.

Para mais tarde estará a concretização do espaço que será dedicado à cultura nos terrenos da antiga lota.

O Autarca fala de um município em celebração mas que projeta no país, na Europa e no Mundo todas as suas artes (com áudio).

A programação detalhada será apresentada em Setembro ou Outubro.