Aveirenses em Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro.

2019-04-08 12:30

Categoria: 

Concelho: 

Os músicos Manuel Brandão Carvalho de Oliveira Nunes, Rodrigo Brandão Carvalho de Oliveira Nunes, Raquel Brandão Carvalho de Oliveira Nunes, Marta Carreira Parada, José Pedro Fernandes Almeida Silva e João Pedro Lima de Sousa participam no Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro «Terras de La Salette» que se realiza na cidade de Oliveira de Azeméis a partir de hoje e até 13 de abril.

Os concorrentes a sua qualidade artística junto de um júri internacional que avaliará a execução musical de uma peça obrigatória conforme estipula o regulamento do concurso que reúne, este este ano, 351 concorrentes.

Além de Portugal, o maior concurso do género realizado em Portugal junta músicos de Espanha, Itália e Brasil. Trata-se de uma organização conjunta da autarquia e da Academia de Música de Oliveira de Azeméis que, a partir desta edição, passará a ter periodicidade bienal.

O presidente da autarquia, Joaquim Jorge, explica a sua realização de dois em dois anos, a partir deste ano: “pretendemos trazer mais qualidade e dimensão ao evento pelo que este passará a ser bienal permitindo que, no futuro, tenha ainda mais relevância e notoriedade”.

“Através deste concurso damos um importante contributo para o enriquecimento da cultura musical do nosso país”, acrescenta o responsável autárquico.

O concurso ganhou notoriedade no panorama musical nacional desde que foi criado e é, para Joaquim Jorge, “o reconhecimento e o tributo da autarquia ao papel extraordinário desempenhado pela Academia de Música e pelas seis bandas filarmónicas existente no concelho.

É com estas filarmónicas que a organização pretende envolver mais a comunidade no evento através de um conjunto de atuações em vários pontos da cidade.

O concurso integra os escalões infantil, juvenil, júnior e sénior nos instrumentos de madeiras (flauta transversal, oboé, clarinete, fagote e saxofone) e metais (trompete, trompa, trombone, tuba e bombardino). Os prémios, superiores a 35 mil euros, serão entregues aos vencedores no dia 13 de abril, pelas 21h00, no cineteatro Caracas.