Associações e Câmara já conversam sobre candidatura a Capital a Cultura.

2018-06-04 09:52

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro já dá passos para a candidatura a capital da cultura em 2027.

O processo é liderado pela Empresa Opium, sob a liderança de Carlos Martins, profissional que geriu o processo de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012.

Lisboa foi Capital Europeia da Cultura em 1994, o Porto em 2001 e Guimarães em 2012. Aveiro é candidata a 2027 com mais cidades portuguesas na corrida.

Em termos de participação pública, a CMA entendeu proceder ao seu início dando a primazia às Associações Culturais sem fins lucrativos, numa reunião realizada na passada sexta-feira, 02 de junho de 2018, no edifício da Antiga Capitania.

O Presidente da CMA assinalou a importância do momento para a elaboração do Plano e da Candidatura, bem como para a evolução e aposta que o Município quer continuar a fazer na Cultura.

“Aberta e disponível para todos os cidadãos, identitária, com qualidade e presença internacional”. Com este plano ambiciona-se que Aveiro seja “uma referência nacional e internacional, posicionando a Cultura no centro da vida social, educativa, económica e urbana”.

Carlos Martins fez a apresentação dos processos de elaboração do Plano e da Candidatura, destacando que “esta é a primeira vez que a CMA tem um Plano Estratégico para a Cultura com esta amplitude e ambição, dando força ao trabalho desenvolvido ao longo do último mandato (2013/2017) e que colocou Aveiro como terceiro Município com maior despesa corrente em Cultura e aquele que mais investe na salvaguarda e valorização do Património Cultural na Região Centro”.

José Pina, Assessor Cultural e Diretor do Teatro Aveirense, que coordena a Equipa CMA que está constituída para a gestão dos dois processos, apresentou os próximos passos e o seu cronograma, assim como a metodologia dos contactos bilaterais que vão ser desenvolvidos durante este ano 2018, tendo-se seguido um debate com a participação dos Dirigentes Associativos presentes.

O trabalho vai ter o devido seguimento, com uma reunião com os Agentes Institucionais e as Empresas Privadas com atividade na área da Cultura, no próximo dia 13 de junho de 2018, e várias outras que se vão seguir ao longo do presente ano.

A maioria e o PS têm este processo como um dos que exige planeamento a médio prazo e o tema vai à próxima Reunião de Câmara, na próxima sexta-feira, às 14h30.