Associação Cultural Quinto Palco já apresentou o CD “Baloiçar”.

2021-12-03 07:32

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Cultural Quinto Palco já apresentou o CD “Baloiçar”.

Depois de idealizar, conceber e produzir o espetáculo para bebés “Baloiçar” há sensivelmente, quatro anos em coprodução com o projeto 23 Milhas, agora um sub produto desta ação.

Os elementos da Associação definiram, em várias Residência Artísticas, o conceito e criaram objetos e espaços cenográficos, bem como, momentos dramáticos e sensoriais para dar origem a um espetáculo onde a descoberta do mundo através dos sentidos e as ligações afetivas estivessem de mãos dadas.

No decurso destas Residências, as autoras Anabela Mateus, Rita Vizinho e Vanessa Magalhães, criaram um texto para o “baloiçar”.

“É a história de uma mãe que veste o brilho da lua e que encontra outro coração em si… É a história de uma lua que se deixa levar nas brincadeiras de uma criança… É a história de um bebé que se aventura pela vida baloiçando-se de lua em lua…”

Pela beleza poética do conto, no horizonte surgiu um livro ilustrado e face aos condicionalismos da pandemia e à estagnação nas apresentações públicas, o novo desafio foi a banda sonora original para “valorizar o espetáculo, criar novas alternativas de acesso ao mesmo e desenvolver novas atividades relacionadas com a temática”.

Foi neste contexto que a Quinto Palco se candidatou ao Programa de Apoio à Atividade Cultural (PAAC+), promovido pela Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), tendo sido contemplada com um financiamento para a produção de um CD.

Paulo Gravato, músico, compositor e sócio fundador da Associação foi o músico escolhido para conceber a banda sonora original do “Baloiçar”.

“Considerando que este espectáculo não termina quando o público abandona a sala, pretendeu-se continuar a polvilhar a vida de quem o assistiu. Assim, havendo um conto, ilustrações e músicas originais, o caminho a seguir foi o da conceção de um livro/cd, ilustrado por Helena Zália, também sócia fundadora da QP”.

O projeto foi apresentado no passado fim de semana no Cais Criativo da Costa Nova.

Brevemente, a Associação irá levar a palco uma nova edição do teatro para bebés “Baloiçar”, o qual tem a particularidade de ser interpretado em Língua Gestual Portuguesa e portanto inclusivo para a comunidade surda portuguesa.