"Arte no Tempo" abre temporada com a sessão “Que música ouvimos?” no Museu de Aveiro.

2022-09-30 10:19

Categoria: 

Concelho: 

A Arte no Tempo abre a temporada 2022/2023 com a sessão “Que música ouvimos?”, em Aveiro, seguida de um concerto pelo ars ad hoc, em Castelo Branco, e o Tubo de Ensaio com o Plus Minus Ensemble, no Teatro Aveirense.

Este mês de Outubro, a Arte no Tempo abre a temporada de 2022/2023 com três projectos regulares.

“Que Música Ouvimos?” são as sessões mensais de escuta partilhada no Museu de Aveiro/Santa Joana.

Há também temporada de música de câmara do Ars Ad Hoc, agrupamento da Arte no Tempo e a rubrica Tubo de Ensaio, em parceria com o Teatro Aveirense.

No dia 1 de Outubro de 2022, dia mundial da música, inicio de atividades com Luís Serrano no Museu de Aveiro/Santa Joana, às 15h30, para dar a conhecer algumas das suas preferências artísticas na sessão “Que Música Ouvimos?”, às quais Ana Cancela irá contrapor escolhas mais contemporâneas.

A sessão, de entrada livre, é antecedida por uma visita a uma peça do Museu, guiada pelo seu director José António Christo.

No dia 5 de Outubro de 2022, às 18h00, a Arte no Tempo e o Município de Castelo Branco apresentam o primeiro concerto da quinta temporada de música de câmara do ars ad hoc, no Cine-Teatro Avenida, com música de João Pedro Oliveira (1959), Helmut Lachenmann (1935) e Louise Farrenc (1804-1875).

O grupo apresenta-se na formação de trio, com Horácio Ferreira (clarinete), Gonçalo Lélis (violoncelo) e João Casimiro de Almeida (piano).

Na temporada 2022/2023, que agora começa, o ars ad hoc marca presença em alguns dos mais importantes festivais portugueses de música erudita e os seus concertos regulares oscilam entre o Auditório de Serralves e Castelo Branco, dedicando especial atenção ao trabalho de um dos músicos mais significativos e inspiradores dos nossos dias, o compositor Helmut Lachenmann (Estugarda, 1935).

No dia 8 de Outubro de 2022, às 21h30, o Plus Minus Ensemble sobe ao palco da Sala Principal do Teatro Aveirense para mais um Tubo de Ensaio - actividade organizada pelo Teatro Aveirense, com curadoria da Arte no Tempo.

O agrupamento convidado apresentará em concerto um programa variado, que inclui a estreia nacional de uma obra da compositora portuguesa Eva Aguilar (2022), e ainda obras de Kristine Tjøgersen (1982), Alexander Schubert (1979), Joanna Bailie (1973) e Lois V. Vierk (1951).

Na manhã do mesmo dia, às 11h, também no Teatro Aveirense, terá lugar a Oficina Tubo de Ensaio - um encontro de intérpretes e compositores com os músicos do Plus Minus Ensemble, onde se conversará sobre o programa do concerto dessa noite. As inscrições na oficina estão abertas a todos os músicos interessados, até dia 5 de Outubro.

Em simultâneo, a Arte no Tempo tem abertas inscrições para uma formação online em Click Tracker - ferramenta de utilização livre em ambiente Pure Data, que auxilia intérpretes e compositores na criação de “click-tracks”, orientada por João Pais, no dia 13 de Outubro de 2022 (18h00), e duas chamadas de peças para compositores: uma para a criação de um trio de cordas a estrear pelo ars ad hoc em Fevereiro de 2023 (aberta até 17 de Outubro), e outra para a criação de uma nova obra para o Soundinitiative, grupo francês que se apresentará em Aveiro em 2023, no âmbito de mais um Tubo de Ensaio (aberta até 23 de Outubro).

A Arte no Tempo é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa - Cultura | Direcção Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Aveiro.