Arquivo Digital de Estarreja mostra postais do início da industrialização do Município.

2018-06-21 10:45

Categoria: 

Concelho: 

Postais ilustrados e fotografias de antiga fábrica são as novas coleções a descobrir no Arquivo Digital Municipal de Estarreja.

No âmbito do processo de dinamização do arquivo digital foram recentemente adicionados novos materiais digitais, dos quais se destacam 98 postais ilustrados de Estarreja, o álbum “Companhia de Cortumes Antuã” (séc. XX)” e os periódicos do jornal “O Concelho de Estarreja” dos últimos 3 anos.

“O objetivo é partilhar a identidade, história e valor cultural locais, cativando os vários públicos para a informação que se encontra disponível. Em qualquer parte do mundo, pode aceder à história local de Estarreja”, refere nota da autarquia.

A recente importação de quase uma centena de postais ilustrados de Estarreja, do período de 1976 a 2015, foi fruto de um trabalho de higienização, acondicionamento, organização, digitalização e descrição dos materiais inseridos.

É agora possível contemplar o álbum fotográfico da antiga “Companhia de Cortumes Antuã”, fábrica de preparação de cabedais e peles finas que existiu na Quinta da Costa, em Estarreja no início do século XX, e que assinalou a história e marcou o início do desenvolvimento industrial do concelho.

Apreciar as fotografias é regressar ao passado, através dos trajes dos colaboradores, das salas de produção e máquinas, das emoções das gentes e das distintas formas de viver separadas por mais de cem anos de distância.

O Arquivo dá continuidade a um dos seus principais projetos de disponibilização documental, de toda a coleção do jornal “O Concelho de Estarreja” e que numa primeira fase colocou online mais de 4 mil edições desta publicação centenária, desde a sua origem.

Agora disponibiliza arquivos de 2015, 2016 e 2017. O Arquivo Digital encontra-se atualmente dividido em seis menus principais: Jornal "O Concelho de Estarreja", Postais Ilustrados, "Companhia de Cortumes Antuã", Manuscrito 997, Fotografias e Cartazes Cine-Teatro.

A curto prazo, pretende-se efetuar a digitalização, descrição e disponibilização online de mais 500 fotografias consideradas de grande interesse histórico.