Arquivo de Albergaria recebe novos documentos.

2015-11-24 12:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha vai receber um conjunto de coleções de projetos, jornais, alguns já extintos, e partituras doadas por munícipes ou instituições do Concelho. Os protocolos de algumas doações foram assinados durante uma cerimónia que assinalou o sétimo aniversário daquele equipamento municipal. O Vereador da Cultura, Delfim Bismarck, descreveu a importância de algumas doações e coleções únicas, como os projetos do antigo arquiteto e desenhador João Gomes Soares, doados por António Fernando Melo de Oliveira.

A doação consiste em sete projetos, quatro fotografias e outra documentação. Gomes Soares foi um arquiteto natural de Albergaria-a-Velha, numa altura em que a profissão ainda não existia em Portugal, no início do século XX.

Foi responsável por algumas obras de referência como o Palace Garage Hotel, um edifício “Art Deco” no centro de Albergaria que foi entretanto demolido, ou a Casa de Maria Arménia de Figueiredo Aidos, em Beduído, Alquerubim.

Helder Bastos Rodrigues da Silva doou uma coleção de jornais Beira Vouga, datados de 1962 a 1978, abrangendo o período revolucionário. Delfim Bismarck referiu que muitos destes exemplares são bastante raros e que esta doação preenche as falhas que ainda existem na coleção deste título Albergariense e Severense.

Por seu turno, Fausto Vidal, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, doou, em nome da instituição, uma coleção completa do “Jornal de Albergaria”, do período que vai de 1924 a 1968. “Vamos preencher algumas lacunas com esta coleção, que é muito rara. Alguns jornais chegavam a ter só uma ou duas páginas e na maior parte das coleções conhecidas faltam essas edições. É para nós um motivo de grande orgulho ter as coleções das publicações de Albergaria-a- Velha quase todas completas”, referiu o Vice-Presidente da Câmara.

Foi igualmente doado o arquivo do jornal “Arauto de Osseloa”, por Rui Tavares. Trata-se de um título produzido nas décadas de 1970 e 1980, dirigido e editado por Vasco Mourisca, um jurista conhecido em Albergaria pela sua excentricidade e pelo seu interesse pelo Espiritismo. O Arquivo Municipal vai também receber um conjunto de partituras da Colecção de João Ferreira Pinto, artista e fotógrafo amador, doados por Fátima Achando.